Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Geometria
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

reconhecer; interpretar; volumes; calcular

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Figura / contexto
 
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – aplicar e interpretar conceitos e procedimentos em situações não rotineiras

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
34,3 %
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar o volume de um sólido composto por prismas.

Aprendizagens Essenciais (10º – pág. 6):

  • Resolver problemas de geometria no plano e no espaço. (…) composição e decomposição de figuras tridimensionais (…) .

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas. Saber científico técnico e tecnológico.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Criar situações de aprendizagem para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de explorar os conceitos e propriedades de Geometria envolvidos no item. Os alunos podem ser sujeitos, por exemplo, a experiências matemáticas em que possam:

  • resolver problemas que envolvam cálculo de comprimentos, perímetros, áreas e volumes, por composição e decomposição de figuras tridimensionais;
  • explorar, sempre que possível, as conexões da Geometria com outras áreas da Matemática;
  • explorar atividades, sempre que possível, ligadas à manipulação de modelos geométricos concretos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.