Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Funções
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

funções, gráficos, taxa de variação instantânea, comunicação matemática

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Gráficos 
 
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior)

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Justificar que dois gráficos dados não podem ser relativos à taxa de variação instantânea de uma função descrita (em contexto).

Aprendizagens Essenciais:

  • Reconhecer, representar e interpretar graficamente funções reais de variável real. Resolver problemas, envolvendo funções representadas gráfica e analiticamente em contextos de modelação.
  • Estudar gráfica e numericamente a monotonia de funções, recorrendo ao gráfico da função e ao gráfico da taxa de variação.
  • Exprimir oralmente e por escrito, ideias, com precisão e rigor, e explicar e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática (convenções, notações, terminologia e simbologia).

Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Raciocínio e resolução de problemas. Saber científico técnico e tecnológico.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Criar situações de aprendizagem para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de explorar os conceitos e propriedades das funções envolvidos no item. Os alunos podem ser sujeitos, por exemplo, a experiências matemáticas em que possam:

  • resolver problemas, atividades de modelação ou desenvolver projetos que mobilizem os conhecimentos adquiridos ou fomentem novas aprendizagens;
  • tirar partido da utilização da tecnologia (calculadora gráfica, folha de cálculo, aplicações interativas, etc.), nomeadamente para resolver problemas, experimentar, explorar, investigar, comunicar …;
  • esboçar textos, para descrição de gráficos de funções em situações aplicadas, em contexto, para desenvolvimento da capacidade de comunicação matemática.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.