Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Probabilidade
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

probabilidade, lei de Laplace, percentagem

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Contexto
 
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior)

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Resolver um problema complexo de probabilidades (aplicando a lei de Laplace ou percentagens e proporcionalidade direta)

 Aprendizagens Essenciais:

  •  Compreender as aproximações conceptuais para a probabilidade: aproximação frequencista e definição clássica de probabilidade;
  • Conceber e analisar estratégias variadas de resolução de problemas, e criticar os resultados obtidos.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno: Informação e comunicação. Raciocínio e resolução de problemas. Pensamento crítico e pensamento criativo. Saber científico, técnico e tecnológico.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Propor a resolução de problemas que envolvam o cálculo de probabilidades recorrendo à regra de Laplace, dando informações, em contexto aplicado, que permitam:

- obter a probabilidade, dados os casos possíveis e os casos favoráveis

- obter o número de casos possíveis / casos favoráveis, dada a probabilidade e os casos favoráveis / casos possíveis.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.