Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Funções
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

funções, gráficos, função cúbica, modelação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Modelo de funções
 
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Médio)

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar uma reunião de intervalos em que uma função é inferior a dado valor, interpretando um modelo de funções com uma função cúbica.

Aprendizagens Essenciais: Resolver problemas simples de modelação matemática, no contexto da vida real, que envolvam funções polinomiais.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno: Informação e comunicação. Raciocínio e resolução de problemas. Pensamento crítico e pensamento criativo. Saber científico, técnico e tecnológico.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Tirar partido da utilização da tecnologia (calculadora gráfica, folha de cálculo, aplicações interativas, ou outras), nomeadamente para resolver problemas, explorar, investigar e comunicar.

Usar exemplos com significado para os alunos, quando possível.

Fomentar a interpretação da informação em situações do quotidiano (tabelas, gráficos, textos) e analisar criticamente dados, informações e resultados obtidos.

Criar condições de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e colaborativas, tenham oportunidade de resolver problemas e atividades de modelação ou desenvolver projetos, com ênfase especial no trabalho em grupo.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.