Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática A
 
Domínio/Tema:

Números complexos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática A (635) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
número complexo; afixo de um número complexo; plano complexo
 

Apresentação do Item (Clique caderno 1 para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
53,4%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar o afixo de um número complexo, dados o afixo de outro número complexo e uma relação entre os dois.

Aprendizagens Essenciais (12º ano):

  • representar geometricamente números complexos;
  • explorar geometricamente as operações com números complexos e resolver problemas envolvendo as propriedades algébricas e geométricas dos números complexos;

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de escolha múltipla, a pontuação só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

 

Nas respostas aos itens de escolha múltipla, a transcrição do texto da opção escolhida é considerada equivalente à indicação da letra correspondente.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Criar situações de aprendizagem para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de explorar os conhecimentos e desenvolver as capacidades previstos nos objetivos do item, nomeadamente:

  • representar geometricamente números complexos;
  • explorar geometricamente, recorrendo a Ambientes de Geometria Dinâmica, as operações com números complexos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.