Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática A
 
Domínio/Tema:

Probabilidades e Cálculo Combinatório

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática A (635) | 1.ª Fase de 2020
Palavras-chave:
regra de Laplace; probabilidade condicionada
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – raciocinar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
33,5%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Resolver um problema que envolve a identificação de acontecimentos numa experiência aleatória, raciocinar algebricamente, resolver uma equação literal em ordem a uma das variáveis e comunicar matematicamente.

Aprendizagens Essenciais (12º ano): Calcular probabilidades utilizando a regra de Laplace, conhecer a probabilidade condicionada e comunicar matematicamente.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Linguagens e textos; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo.
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por etapas. Cada etapa identifica uma fase do processo de resolução e o grau de qualidade ou de rigor com que deve ser executada.

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por etapas resulta da soma das pontuações atribuídas às etapas apresentadas e da aplicação dos critérios de desvalorização definidos para situações específicas (consultar documento integral).

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Criar situações de aprendizagem para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de explorar os conhecimentos e desenvolver as capacidades previstos nos objetivos do item, nomeadamente:

  • resolver problemas, atividades de modelação ou desenvolver projetos que mobilizem os conhecimentos adquiridos ou fomentem novas aprendizagens, em contextos matemáticos e de outras disciplinas;
  • comunicar, utilizando linguagem matemática, oralmente e por escrito, para descrever, explicar e justificar procedimentos, raciocínios e conclusões.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.