Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática A
 
Domínio/Tema:

Estatística

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática A (635) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
estatística; média; mediana, desvio padrão
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto e gráfico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (Inferior) – conhecer; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
68,1%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Conhecer, calcular e interpretar medidas estatísticas.

Aprendizagens Essenciais (11º ano):

  • Organizar e interpretar dados de natureza quantitativa e qualitativa, variáveis discretas e contínuas;
  • Interpretar medidas de localização de uma amostra: moda, média, mediana, quartis e percentis; medidas de dispersão: amplitude interquartil, variância, desvio padrão.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação; Saber científico, técnico e tecnológico

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens em que os critérios de classificação se apresentam organizados apenas por níveis de desempenho, a cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Se permanecerem dúvidas quanto ao nível a atribuir, deve optar-se pelo nível mais elevado de entre os dois tidos em consideração. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho é classificada com zero pontos.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Criar situações de aprendizagem para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de explorar os conhecimentos e desenvolver as capacidades, previstos nos objetivos do item, nomeadamente:

  • partindo de pequenos projetos, fazer uso da tecnologia (calculadora, folha de cálculo), para, com dados reais, dar a conhecer o processo estatístico;
  • ler, interpretar e analisar, com sentido critico, tabelas e gráficos recolhidos em diferentes fontes.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.