Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática A
 
Domínio/Tema:

Números complexos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática A (635) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

probabilidades; regra de Laplace; contagem

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 ----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Determinar a probabilidade de um acontecimento de uma experiência aleatória envolvendo contagem de casos.

Aprendizagens Essenciais (12.º - pág. 5):

  • Calcular probabilidades utilizando a regra de Laplace
  • Conhecer e aplicar na resolução de problemas:
  • arranjos com e sem repetição;
  • permutações e fatorial de um número inteiro não negativo;
  • combinações.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Linguagens e textos; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Criar situações de aprendizagem para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de explorar os conhecimentos e desenvolver as capacidades previstos nos objetivos do item, nomeadamente:

  • resolver problemas de contagem com base em situações reais que ilustrem os conceitos de arranjos com e sem repetições, permutações e combinações;
  • identificar estratégias de contagem comuns em problemas com contextos distintos;
  • analisar situações de contagem que permitam identificar as diferenças entre arranjos sem repetições e combinações;
  • utilizar a regra de Laplace para calcular probabilidades.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.