Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática A
 
Domínio/Tema:

Geometria

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática A (635) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

plano mediador; equação da reta; espaço; coordenadas

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Figura; descrição do modelo geométrico

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 ----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item:

Determinar as coordenadas do ponto de interseção de uma reta com o plano mediador de um segmento de reta.

Aprendizagens Essenciais (10.º - pág. 6, 11.º - pág. 6)

  • Reconhecer o significado e aplicar na resolução de problemas a equação vetorial de uma reta no plano e no espaço.
  • Resolver problemas envolvendo retas no plano e retas e planos no espaço, utilizando:

     –  plano mediador de um segmento de reta;

     –  equações vetoriais de retas;

     –  equações cartesianas de planos.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo.

 

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Criar situações de aprendizagens para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de descobrir e explorar conceitos e propriedades de Geometria Analítica envolvidos no item. Por exemplo, criar situações em Ambientes de Geometria Dinâmica, em que o aluno seja desafiado a:

  • construir o plano mediador de um segmento de reta;
  • reconhecer e descrever as propriedades dos pontos do plano mediador;
  • identificar a posição relativa do plano mediador de um segmento de reta e a reta que contém o mesmo;
  • determinar gráfica e analiticamente a interseção de retas com planos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.