Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática A
 
Domínio/Tema:

Funções

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática A (635) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

funções cúbicas; gráficos de funções; retas  

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:

Exame Final Nacional de Matemática A (635) | 1.ª Fase de 2025

Tipo de suportes:

Texto

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 ----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Demonstrar uma propriedade relativa à interseção uma família de funções cubicas e uma família de retas.

Aprendizagens Essenciais (10.º - pág. 5):  Reconhecer e interpretar as propriedades geométricas dos gráficos de funções e usá-las na resolução de problemas e em contextos de modelação.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Criar situações de aprendizagem para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de, usando tecnologia (Calculadora ou ambientes de matemática dinâmica), sejam desafiados a descobrir propriedades relativas a diferentes objetos matemáticos, nomeadamente funções e gráficos de funções, conjeturando, testando e demonstrando.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.