Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Produção Oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final de Português Língua Não Materna (839) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:

produção oral; oralidade

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Produção oral
Tipo de suportes:
Guião PIO
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – construir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
82,2%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Apresentar opiniões e pontos de vista, justificando; explicar gostos e opiniões.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 4): Produção oral - Elaborar e reelaborar um tópico a partir de um texto escrito ou oral; Apresentar opiniões e pontos de vista, justificando.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às línguas (língua materna e línguas estrangeiras); aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação, dominar capacidades nucleares de […] expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

B – Informação e Comunicação - As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma; colaborar em diferentes contextos comunicativos, de forma adequada e segura.

C – Raciocínio e Resolução de problemas - As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de interpretar informação; desenvolver processos conducentes à construção de produtos.

D – pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de: pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada; convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensarem criticamente; desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado […] da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Este item é classificado por níveis de desempenho.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Exemplo de sequência de atividade:

2 Vamos falar!

  • Pedir aos alunos que falem sobre as suas atividades de tempos livres favoritas.
  • Apresentar vocabulário relacionado com atividades de tempos livres (desportos, passatempos, jogos), usando flashcards ou imagens.
  • Pedir aos alunos que as nomeiem e corrigir a pronúncia, se necessário.
  • Distribuir uma ficha exemplificativa do modo como desenvolver o tema.
  • Selecionar uma atividade e descrevê-la, indicando as razões da sua preferência, acrescentando detalhes como “quando” e “onde”, se possível.
  • Dividir a turma em pares. Dar a cada par um conjunto de flashcards ou imagens com diferentes atividades de tempos livres.
  • Cada aluno escolhe um cartão e descreve a atividade ao colega, usando frases que estejam no modelo apresentado, tal como "Eu gosto de [atividade] porque..." ou "Eu gosto de [atividade] no [dia/horário] em [local]."

O modelo apresentado pode conter perguntas como:

      Qual é a tua atividade de tempos livres preferida e porquê?

      Quando é que costumas fazer essa atividade?

      Com quem a fazes?

  • Atribuir a cada aluno uma atividade de tempos livres específica (diferente das usadas no exercício anterior).
  • Os alunos tiram notas para preparar uma apresentação oral curta (1-2 minutos) sobre essa atividade. Podem incluir detalhes como: razões da sua preferência; materiais/equipamento necessários; com quem a podem praticar.
  • Pedir aos alunos que apresentem os trabalhos à turma.
  • Após cada apresentação, pedir aos outros alunos feedback sobre os pontos fortes e pontos a melhorar.
  • Em grande grupo, resumir os pontos-chave discutidos durante a aula e destacar os erros comuns e os aspetos a melhorar.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.