Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português Língua Não Materna (839) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:

leitura; interpretação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – compreender

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
10% 
        Grau de dificuldade:
 
Muito Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Compreender o sentido global de um texto escrito.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 5): Leitura – Identificar as principais linhas temáticas a partir da leitura de textos variados;

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação de itens de escolha múltipla é dicotómica. Neste caso, apenas se considera como resposta correta se o aluno selecionar as duas opções corretas.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Com esta sequência, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade da compreensão da leitura do que leem, do geral para o específico.

 

«Em busca do essencial»

  • A turma é dividida em pares ou em pequenos grupos. O professor distribui textos previamente selecionados (artigos, crónicas...), atribuindo textos diferentes aos vários pares/grupos.
  • É pedido aos alunos que leiam o texto com atenção, identificando as informações essenciais (datas, nomes de pessoas, locais, motivos, etc.), sublinhando ou destacando no próprio texto, ou anotando numa folha de papel.
  • De seguida, os pares/grupos devem escrever a ideia principal do texto e criar uma lista de três a cinco palavras-chave que capturem essa ideia.
  • O professor dá a indicação para que os pares/grupos regressem ao texto e procurem, pelo menos, três detalhes específicos que suportem a ideia principal. Devem registar os três detalhes (exemplos, factos, dados...) e explicar como cada um se relaciona com a ideia principal.
  • Quando os pares/grupos tiverem terminado a tarefa, partilham as suas anotações com a turma (o professor pode criar vários espaços no quadro ou cartolinas afixadas na parede onde cada par/grupo responde às questões do seu texto. Depois trocam os textos entre grupos e os outros grupos confirmam, acrescentam ou alteram as informações com a monitorização do professor).
  • O professor validará, ou não, as respostas, complementando ou corrigindo, quando e se necessário.
  • Após as apresentações, o professor promove uma discussão sobre a importância da identificação do essencial na leitura e a utilidade em situações práticas da vida quotidiana.
  • A avaliação da atividade é feita através de heteroavaliação.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.