Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português Língua Não Materna (839) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

leitura

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto não literário
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – inferir

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Inferir informação acerca do conteúdo do texto.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A1 – p. 5; nível A2 – p. 5; nível B1 – p.5): Leitura – Extrair informação de textos adequados ao contexto textos de aprendizagem, com vocabulário de uso corrente; Compreender o sentido global, o conteúdo e a intencionalidade de textos de linguagem corrente; Identificar as principais linhas temáticas a partir da leitura de textos variados; Interpretar textos variados.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

B – Informação e comunicação - As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de: utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação […].

D – Pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de: pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias […]. 

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Com esta sequência, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade da compreensão da leitura, identificando e interpretando informação específica num texto não literário.

 Exemplo de sequência de atividade:

  • O professor apresenta aos alunos o título e imagem de um texto (notícia ou artigo), questionando os alunos sobre o tema do mesmo. Os alunos fazem previsões coletivas, registando-se no quadro duas ou três informações.
  • O professor distribui, então, o texto pelos alunos, juntamente com um exercício de verdadeiro ou falso. Os alunos fazem a leitura do texto e, em pares ou pequenos grupos, realizam o exercício, sublinhando no texto o local onde encontraram a informação.
  • Após a realização do exercício, o professor realiza em grande grupo a correção do mesmo, pedindo a cada grupo uma resposta para cada alínea, com a respetiva identificação do local do texto onde se encontra a informação. O professor pergunta aos outros grupos se a resposta é a mesma e, se não, debatem-se as razões e o professor ajuda a encontrar a resposta correta.
  • Cada par ou pequeno grupo cria mais duas afirmações verdadeiras e uma falsa, trocando as afirmações entre pares/grupos para que sejam respondidas. Os alunos contrapõem as suas respostas com a correção do par/grupo que criou as frases. O professor monitoriza as discussões e dá feedback oral.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.