Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português Língua Não Materna (839) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

gramática; orações

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – distinguir

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Distinguir relações de subordinação.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p.7): Gramática – Reconhecer relações de subordinação.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Com esta sequência, pretende-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e de produzir orações coordenadas conclusivas usando conectores apropriados.

Exemplo de sequência de atividade:

  • O professor apresenta um pequeno texto e escreve no quadro todas as orações coordenadas conclusivas ou elabora orações coordenadas conclusivas com base no texto, se não as houver em número suficiente. Seguidamente, pergunta aos alunos que ideia expressam, ajudando os alunos a reconhecer que apresentam uma conclusão em relação a uma ideia.
  • O professor pede, então, aos alunos que identifiquem, em parágrafos curtos, as orações coordenadas conclusivas existentes. Em seguida, apresenta um exercício com várias frases. Em pares, os alunos devem juntar duas frases utilizando a conjunção coordenada conclusiva “logo”. O professor pede aos alunos que partilhem as suas frases em grande grupo.
  • O professor pede aos alunos que escrevam um pequeno parágrafo em que apresentam duas orações coordenadas conclusivas.
  • Os alunos partilham os parágrafos entre si. O professor recolhe algumas destas pequenas produções escritas e destaca os bons exemplos.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.