Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Compreensão do Oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português Língua Não Materna (839) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

compreensão; oralidade; associação de informação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação múltipla
Tipo de suportes:
Texto oral
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Médio) – Interpretar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Interpretar informação explícita e implícita no texto.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 4): Compreensão oral – Compreender aspetos essenciais de discursos ouvidos em linguagem padrão.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Com esta sequência, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade da compreensão do oral, identificando e interpretando informação explícita e implícita num texto áudio.

 

Exemplo de sequência de atividade:

  • Para introduzir o tema, o professor projeta ou lê frases como: Gosto de ler na biblioteca.; Prefiro comprar livros.; Amo livros de fantasia.; Não gosto muito de ler. Os alunos indicam se concordam, ou não, com as afirmações.
  • Em seguida, o professor coloca o áudio do exame uma vez e coloca algumas questões simples como: Quantas pessoas falam?; Elas gostam de ler?; Que tipo de livros gostam de ler?,
  • O professor entrega, então, o exercício do exame e pede aos alunos que o leiam antes de colocar o áudio pela segunda vez. Os alunos resolvem o exercício e realizam a correção em grande grupo.
  • O professor dá um novo exercício de associação com outro tema, por exemplo, hábitos desportivos, preferências gastronómicas, rotinas de estudo, etc. Na primeira audição, os alunos devem tirar notas sobre o que diz cada pessoa.
  • Seguidamente, o professor distribui um exercício semelhante ao do exame, para o novo áudio, e coloca o áudio uma segunda vez para que os alunos o resolvam.
  • Os alunos fazem uma primeira correção entre pares, trocando ideias se as respostas forem diferentes.
  • O professor coloca o áudio uma terceira vez e confirmam as respostas em grande grupo. O professor clarifica as respostas que levantaram mais dificuldades, se necessário.

  


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.