Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:

Leitura e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final de Português Língua Segunda (138) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:

texto narrativo; imagem; personagem; espaço; modos de representação literária e pictórica; textualização

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo I, item 6

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Excerto de texto narrativo; imagem
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – interpretar; comparar; analisar criticamente
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
37,9%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item, pretende-se avaliar a capacidade de interpretar comparativamente dois textos diferentes (verbal e visual), analisando-os criticamente.

Pretende-se, igualmente, avaliar a capacidade de produzir um discurso estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Áreas de Competências):

«Linguagens e Textos»;

«Pensamento crítico e pensamento criativo»;

«Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para os alunos desenvolverem as capacidades que lhes permitam responder a este tipo de itens, devem ser realizadas atividades que promovam uma interação profícua entre imagens e textos. A descrição e a interpretação de imagens (pintura, fotografia, desenho humorístico, entre outros), a par da leitura de textos, devem permitir estabelecer relações entre objetos verbais e visuais, assim como reconhecer a dimensão estética e simbólica da utilização das palavras e das imagens.

 

Exemplos de situações de aprendizagem:

 

Seleção de uma pintura ou de um desenho para ilustrar um texto que apresente a descrição de um espaço interior:

  • identificação, através de sublinhados, dos segmentos textuais relativos à descrição dos elementos que configuram o espaço (formas, dimensões, cores e texturas);
  • organização de uma lista de vocábulos e de expressões relativas ao ambiente criado e às sensações por ele sugeridas;
  •  associação de uma obra pictórica ao excerto, com base na deteção de motivos comuns aos dois suportes, justificando a escolha feita.

 

Inserção, numa narrativa, da descrição de uma paisagem observada por uma personagem, usando como recurso o quadro de um pintor:

  • opção pelo tipo de discurso (objetivo ou subjetivo);
  • seleção dos pontos de interesse (elementos paisagísticos);
  • definição da orientação percetiva (de cima para baixo, da direita para a esquerda);
  • construção, a partir da leitura de pequenos excertos, de um repertório lexical e de um conjunto de recursos estilísticos que contribuam para conferir maior sugestividade à descrição;
  • produção do texto em pequenos grupos e edição, em suporte digital, dos trabalhos realizados.

 

Caracterização do protagonista de uma obra literária, a partir da observação de uma pintura, criando expectativas de leitura:

  • descrição da imagem, destacando os elementos principais do retrato (rosto, estatura, vestuário, traços psicológicos; enquadramento);
  • leitura de pequenos excertos da narrativa para confirmação ou para rejeição das expectativas iniciais.

 

Comparação de uma obra literária com uma pintura, ambas representativas do mesmo contexto histórico-cultural:

  • análise dos dois objetos artísticos e registo, num quadro sinóptico, dos elementos afins;
  • produção de um texto sobre a relação entre as duas obras;
  • publicação do texto, em suporte digital, acompanhado da reprodução da imagem.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.