Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final de Português Língua Segunda (138) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:

texto narrativo; caracterização de personagens; relações intratextuais

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo I, item 4

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto narrativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – identificar; reconhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
52,6%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item, pretende-se avaliar a capacidade de o aluno identificar, num texto, traços de caracterização de uma personagem, relacionando-os com expressões de sentido equivalente e de sentido distinto.

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

«Linguagens e Textos»;

«Pensamento crítico e pensamento criativo».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de escolha múltipla são classificadas de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos. A transcrição do texto da opção escolhida é considerada equivalente à indicação da letra ou do número correspondente.

Chave: (C)

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para os alunos desenvolverem as capacidades que lhes permitam responder a este tipo de item, devem ser realizadas atividades centradas na caracterização direta (autocaracterização e heterocaracterização) e indireta das personagens.

    

Exemplos de situações de aprendizagem:

 Caracterização de personagens a partir da leitura de um texto narrativo.

  • Leitura global para apreensão dos sentidos do texto.
  • Seleção dos segmentos textuais que apresentem processos de caracterização direta, destacando-os com sublinhados a cores.
  • Sistematização, por meio de listas, das características de cada uma das personagens descritas.
  • Substituição das palavras ou das expressões que descrevem os traços distintivos por outras equivalentes, de modo a ampliar o repertório lexical.
  • Resolução de um item de associação baseado numa obra lida, apresentando-se uma lista de personagens, à esquerda, e uma lista de características, à direita, para que os alunos estabeleçam as correspondências corretas.

 

Caracterização de personagens a partir de bandas desenhadas.

  • Leitura de sequências de uma banda desenhada para, a partir dos enunciados dos balões, retirar ilações que permitam identificar traços caracterizadores das personagens.
  • Seleção de uma personagem da BD não integrada nas sequências lidas e apresentação de cinco características, por meio de adjetivos, recorrendo a uma aplicação digital (por exemplo, mentimeter.com) para criar uma nuvem de palavras.
  • Projeção da nuvem de palavras para análise conjunta dos resultados obtidos (termos mais frequentes, significado dos termos menos usuais) e seleção dos vocábulos apropriados à caracterização da personagem.
  • Criação de um Dicionário de Personagens de Banda Desenhada, cujos verbetes descrevam cada uma das personagens, mobilizando os traços identificados.

 

 Caracterização de personagens a partir de vídeos. 

  • Seleção numa lista previamente fornecida, e com consulta de um dicionário de Língua Gestual Portuguesa (LGP), das palavras-chave que exprimam traços caracterizadores do perfil psicológico de uma personagem.
  • Visionamento de «Screen Tests» ou «Film Portraits», realizados por Andy Warhol, e explicação dos procedimentos adotados pelo artista, conforme apresentados no site do Museu Andy Warhol.
  • Descrição da personalidade das figuras públicas filmadas, a partir da observação dos seus gestos, atitudes e indumentária, recorrendo ao vocabulário selecionado.
  • Criação, por cada aluno, de um screen test, segundo o modelo de Andy Warhol (três minutos, fundo escuro, imagem a preto e branco ou a sépia, câmara fixa, luz forte sobre o rosto), encenando uma personalidade diferente (uso opcional de adereços e ensaio prévio de poses e gestos).
  • Projeção dos vários screen tests realizados, para identificação das características de personalidade simuladas, inferindo-as a partir dos comportamentos encenados.
  • Produção escrita de uma breve narrativa, tendo por base a caracterização de uma personagem, suscitada pelas filmagens realizadas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.