Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final de Português Língua Segunda (138) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:

relações intratextuais; autor; intencionalidade comunicativa; ponto de vista

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo II, item 2

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto dos media
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – identificar; organizar; associar; reconhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
47,7%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 Com este item, pretende-se avaliar a capacidade de o aluno identificar a causa de um facto, tendo em consideração o contexto da criação artística.

Pretende-se, igualmente, avaliar a capacidade de o aluno ler um texto dos media, mobilizando estratégias de leitura adequadas.

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

«Linguagens e textos»;

«Pensamento crítico e pensamento criativo».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de escolha múltipla são classificadas de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos. A transcrição do texto da opção escolhida é considerada equivalente à indicação da letra correspondente.

Chave: (B)

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para os alunos desenvolverem as capacidades que lhes permitam responder a um item deste tipo, devem ser realizadas atividades que, centradas na leitura de textos diversos, impliquem sublinhar ideias, organizar informação, parafrasear e comparar diferentes perspetivas críticas.

 

Exemplos de situações de aprendizagem:

 

Leitura de textos dos media, com diferentes graus de complexidade, para utilização de procedimentos metodológicos que permitem aceder aos seus sentidos explícitos e implícitos.

  • Leitura individual do texto para apreensão do sentido global; organização das informações relevantes por tópicos; reconhecimento da estrutura do texto, delimitando-lhe as partes; compreensão do léxico no seu contexto.
  • Resposta a um questionário constituído por itens de Escolha Múltipla e apoiado por um guião com estratégias que orientem a sua resolução, por exemplo, ler (e reler) com a máxima atenção o segmento textual que corresponde à informação mobilizada pelo item; ler o tronco e as opções do item, identificar as palavras-chave e compreender o seu significado (se necessário, recorrer ao dicionário); excluir, gradualmente, as opções incorretas; se duas opções parecem possíveis, compará-las de modo a detetar as diferenças e voltar a confrontá-las com os sentidos do texto para selecionar a opção correta.
  • Redistribuição dos questionários pela turma e sua heterocorreção, apurando-se os dois itens com menor taxa de acerto, para justificação escrita das incorreções de cada uma das opções inválidas nesses itens.

 

Leitura da biografia de um artista (pintor, cineasta…), visando a identificação de fatores de mudança numa sucessão temporal.

  • Identificação, no texto, através de sublinhados e notas à margem, das ideias-chave: data de nascimento, naturalidade, experiências profissionais, projetos pessoais, causas e contextos que determinaram alterações na vida do artista.
  • Organização da informação num quadro (com pioneses, fios e post-it), ilustrada com fotos e manchetes recolhidas na imprensa, de modo a mapear o percurso de vida do biografado, evidenciando as correlações entre os acontecimentos.
  • Redação de um parágrafo que acrescente informação factual ao texto de partida e que explique a(s) causa(s) de uma mudança na carreira artística.

 

Leitura de imagem, pela comparação de dois quadros, um deles inspirado no outro, para perceção das opções autorais no processo de recriação do objeto artístico (por exemplo, Leonardo da Vinci, «Mona Lisa», 1503, e Botero, «Monalisa», 1978).

  • Descrição das imagens: principais elementos que as compõem; relação das pinturas com os respetivos títulos; identificação, na obra mais recente, dos motivos pictóricos que foram retomados e do modo como foram transformados.
  • Anotação de dois textos de arte sobre a obra dos pintores, com recurso a um conjunto de sinais gráficos (ideograma), facilitador da compreensão da leitura (por exemplo: sinal de equivalência para ideias semelhantes; seta horizontal para a causalidade ou a sucessão temporal; ponto de interrogação para palavra difícil; ponto de exclamação para marcar a importância).
  • Conceção da Folha de Sala para a exposição dos dois quadros num museu, privilegiando-se características como a síntese informativa, a composição gráfica cuidada e a imagem apelativa.

 

Leitura de duas apreciações críticas sobre um filme em cartaz, extraídas de publicações digitais especializadas (por exemplo, À pala de Walsh), com o propósito de entender diferentes pontos de vista acerca de um mesmo produto cultural.

  • Organização, num esquema-síntese, dos elementos que descrevem o filme, dos comentários críticos (positivos e negativos), das expressões valorativas, dos aspetos que diferenciam as perspetivas apresentadas.
  • Visionamento do filme (legendado e com audiodescrição) para confirmação ou rejeição dos juízos apreciativos e depreciativos expressos nos textos lidos, tendo em vista a formação de uma opinião pessoal sobre a película.
  • Classificação do filme segundo a escala encontrada na imprensa (uma a cinco estrelas) e redação de um texto curto que justifique a classificação atribuída.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.