Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:

Leitura e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final de Português Língua Segunda (138) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:

texto narrativo; opinião; relações intratextuais; textualização

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo I

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Excerto de texto narrativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (Inferior) – referir; reconhecer; diferenciar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
43,5%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item, pretende-se avaliar a capacidade de o aluno identificar informação relativa a opiniões de personagens.

Pretende-se, igualmente, avaliar a capacidade de o aluno produzir um discurso estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

«Linguagens e textos»;

«Pensamento crítico e pensamento criativo»;

«Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para os alunos desenvolverem as capacidades que lhes permitam responder a este tipo de itens, devem ser realizadas atividades centradas na leitura atenta de textos narrativos, tendo em vista a localização e seleção de informação relativa à expressão e à justificação de diferentes opiniões acerca de um assunto.

Leitura de textos narrativos para treino da atenção

Leitura individual de um excerto de uma narrativa que tenha inspirado um filme, para apreensão do sentido global, e elaboração de tópicos que sintetizem os aspetos relevantes.

Ordenação de um conjunto de fotogramas do filme, que os alunos devem numerar, de acordo com a sequência dos acontecimentos narrados no excerto selecionado.

Enriquecimento do repertório lexical, através do levantamento de palavras do texto, com recurso ao dicionário de língua portuguesa, para registar a palavra ou a expressão sinónima mais adequada ao contexto.

Recolha do excerto da narrativa e entrega de outra versão, onde foram introduzidos cinco elementos falsos que os alunos devem identificar, sublinhando-os. Após a correção do exercício, cada aluno classifica o seu grau de atenção numa escala de 0 a 5.

Leitura de textos narrativos para apropriação das marcas linguísticas da expressão de opinião

Leitura individual de um texto narrativo que apresente sequências onde, pelo menos, duas personagens exprimam a sua opinião sobre determinado assunto.

Delimitação dos segmentos textuais onde estejam expressos diferentes pontos de vista e registo, numa tabela, dos argumentos aduzidos por cada personagem, bem como dos respetivos exemplos.

Sublinhado de elementos linguísticos próprios da expressão de opinião – adjetivos, comparações, conectores – e realização das atividades seguintes:

  • substituição dos adjetivos por outros de sentido equivalente, segundo o contexto;
  • transformação das comparações existentes ou criação de novas comparações, respeitando o sentido dos pontos de vista expressos;
  • substituição dos conectores discursivos por outros que respeitem os nexos lógicos do texto.

Conceção da fala de outra personagem (já existente na história ou inventada) que exprima uma opinião diferente da das outras personagens, sobre o mesmo assunto, com recurso aos três elementos linguísticos trabalhados (adjetivos, comparações, conectores discursivos). No final, gravação em vídeo da fala da personagem com recurso ao alfabeto manual.

Leitura de textos narrativos para textualização de uma resposta restrita a um item

Leitura de uma narrativa mitológica que pretenda explicar um fenómeno da Natureza, por exemplo, o mito da ninfa Eco, o mito do deus Vulcano, ou o mito da origem da Via Láctea.

Elaboração da resposta a um item de construção, respeitando as etapas seguintes:

  • Anotação das ideias principais do texto, por meio de sublinhados a cores, setas, símbolos, palavras ou observações breves à margem, e seleção da informação solicitada pelo item.
  • Planificação. Elaboração do esquema da resposta: transformação das ideias selecionadas em tópicos e sua ordenação lógica.
  • Textualização. Estruturação da resposta, escolha dos articuladores discursivos apropriados, marcação correta dos parágrafos, uso de um repertório lexical adequado.
  • Revisão. Confirmação do encadeamento coerente das ideias, supressão das repetições, revisão da sintaxe das frases, da pontuação e da ortografia.

 

Oficina de escrita criativa

  • Formulação, em trabalho de pares, de uma pergunta sobre um fenómeno da Natureza que possa suscitar uma explicação fantasiosa, seguindo o modelo das narrativas mitológicas lidas (por exemplo: «Que coisa são as nuvens?» «Porque se desfazem as ondas em espuma?»).
  • Troca de perguntas entre pares e elaboração das respostas, produzindo um discurso estruturado e gramaticalmente correto.
  • Leitura de cada resposta e respetiva heteroavaliação pelo par que elaborou a pergunta.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.