Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português Língua Segunda (138) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

intencionalidade comunicativa; facto; opinião; relações intratextuais; matriz discursiva

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
 Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto dos media
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – relacionar; distinguir; organizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item, pretende-se avaliar a capacidade de o aluno selecionar e relacionar as informações de um texto, de modo a identificar a sua intenção comunicativa.

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

«Linguagens e textos»;

«Informação e comunicação»;

«Pensamento crítico e pensamento criativo».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de escolha múltipla são classificadas de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos. A transcrição do texto da opção escolhida é considerada equivalente à indicação da letra correspondente.

Chave: (C)

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para os alunos desenvolverem as capacidades que lhes permitam responder a este tipo de item, devem ser realizadas atividades que, centradas na leitura de textos diversos, impliquem a localização e a relação das ideias, a distinção e a organização das informações, bem como a explicitação da intenção comunicativa do discurso.

Exemplos de situações de aprendizagem:

Leitura de textos científicos

  • Pesquisa, a pares ou em pequenos grupos, na biblioteca da escola ou na biblioteca municipal, de livros científicos que abordem questões ambientais.
  • Exploração dos paratextos dos livros selecionados, como estratégia de antecipação da leitura (título e subtítulo, imagem da capa, contracapa, sinopse, informações nas badanas).
  • Leitura individual de um excerto desses livros, uma secção ou um capítulo, dependendo da extensão e do grau de dificuldade do texto.
  • Destaque das palavras-chave de cada parágrafo, tomando notas à margem e, quando necessário, consultando dicionários para esclarecer o significado do vocabulário técnico e especializado.
  • Delimitação, com sublinhados de cores distintas, dos segmentos textuais que correspondem a informações, a factos e a opiniões.
  • Releitura dos segmentos textuais sublinhados e contração das informações mais relevantes em tópicos.
  • Apresentação à turma, com possível recurso à Língua Gestual Portuguesa (LGP), de um resumo do texto lido, pondo em evidência a seleção da informação relevante, o destaque das ideias principais e a organização coerente da informação resumida.

 Oficina de escrita

Anúncio e carta formal

  • Familiarização com as matrizes discursivas do anúncio de emprego e da carta de recomendação, através da leitura de modelos textuais disponíveis em publicações e em plataformas digitais, selecionadas previamente pelo professor.
  • Tomada de notas, pelos alunos, sobre as conclusões a que chegaram acerca da estrutura, do conteúdo, das finalidades, da linguagem e do estilo particulares dos dois tipos de texto.
  • Redação de anúncios de ofertas de trabalho sazonal, destinadas a jovens (por exemplo, nadador-salvador ou vigilante num parque de campismo). Metade da turma desenvolve esta tarefa, a pares ou em pequenos grupos.
  • Redação, pela outra metade da turma, da carta de apresentação do «candidato ideal» a cada um dos empregos de verão anunciados, podendo os alunos recorrer a uma ferramenta digital para a elaborar (por exemplo, Visme).
  • Apreciação e heterocorreção dos trabalhos: os alunos trocam as suas produções escritas para procederem à revisão dos textos dos colegas. Por fim, avaliam a conformidade das cartas de apresentação dos candidatos aos anúncios de emprego.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.