Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português Língua Segunda (138) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

informação; relações intratextuais; intencionalidade comunicativa

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
 Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto dos media
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – identificar; associar; organizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item, pretende-se avaliar a capacidade de o aluno identificar informação nuclear num segmento textual, associando e organizando as ideias principais.

Pretende-se, igualmente, avaliar a capacidade de o aluno ler um texto dos media, mobilizando estratégias de leitura adequadas.

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

«Linguagens e textos»;

«Pensamento crítico e pensamento criativo».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de escolha múltipla são classificadas de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos. A transcrição do texto da opção escolhida é considerada equivalente à indicação da letra correspondente.

 

 Chave: (B)

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para os alunos desenvolverem as capacidades que lhes permitam responder a este tipo de item, devem ser realizadas atividades que, centradas na leitura de textos diversos, impliquem identificar ideias, organizar informação, parafrasear e comparar diferentes perspetivas críticas.

 

Exemplos de situações de aprendizagem:

 

Leitura de textos dos media, com diferentes graus de complexidade, tendo em vista a localização, avaliação e organização da informação.

 

  • Pesquisa de textos dos media sobre temas diversos (ambiente, desporto, lazer e bem-estar, cultura, atualidade) em jornais, revistas ou em sites especializados, sob supervisão do professor.
  • Constituição de um banco de recursos, em papel ou em formato digital, com base em critérios pré-definidos: interesse público, acessibilidade do discurso, atualidade do assunto, brevidade dos textos (preferencialmente, não devem exceder uma página).
  • Preenchimento, a pares ou em pequenos grupos, de fichas de leitura que solicitem a referência bibliográfica dos textos e das imagens que os ilustram, a identificação do tema e a síntese do assunto, a hierarquização das ideias-chave, as citações e respetivas fontes, a diferenciação de factos, opiniões e argumentos.
  • Análise periódica (por exemplo, mensal), em aula e pelo grupo turma, do texto que recolhe o maior interesse dos alunos, tendo em vista a mobilização de estratégias de leitura complementares que permitam aprofundar os sentidos explícitos e implícitos dos textos: expor conhecimento prévio, estabelecer conexões, colocar questões, fazer inferências, apresentar resumos, avaliar a adequação das imagens aos textos.

  

Leitura de textos dos media, com diferentes graus de complexidade, tendo em vista a aplicação de regras práticas para apropriação do seu conteúdo.

 

  • Sublinhar seletivamente palavras-chave e expressões textuais curtas, excluindo frases redundantes e vocabulário supérfluo.
  • Sublinhar sobretudo frases afirmativas, destacando as palavras de negação nas frases negativas.
  • Destacar os articuladores discursivos para compreender a organização das ideias no texto (adição, ordenação, confirmação, reformulação, alternativa, contraste, tempo, conclusão) e para encontrar pistas para a sua interpretação.
  • Reescrever, à margem, conceitos do texto, ou contrair ideias por outras palavras, recorrendo à paráfrase e a sinónimos.
  • Marcar com ponto de interrogação as palavras cujo sentido é preciso consultar no dicionário.
  • Estabelecer, por meio de setas, relações entre unidades de sentido: causa-efeito, semelhança-contraste, generalização-especificação.
  • Distinguir, com outros sinais gráficos, facto de opinião, sentido literal de sentido figurado.
  • Listar numericamente acontecimentos, consequências, argumentos, exemplos.
  • Delimitar as partes estruturantes do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão).
  • Resumir cada parágrafo do texto.
  • Partilhar com a turma, recorrendo à Língua Gestual Portuguesa (LGP), as conclusões da leitura dos textos.

 

Oficina de escrita

 

Anúncio publicitário

 

  • Retoma das características, estrutura e elementos constitutivos de um anúncio publicitário institucional, através da leitura e análise de diversas publicidades institucionais.
  • Seleção, em pequeno grupo, de um acontecimento relevante, uma consequência ambiental ou um local de interesse histórico, usando como base os textos dos media explorados nas atividades de leitura precedentes.
  • Pesquisa em bancos de imagens de domínio público, sugeridos pelo professor, para seleção de imagens que cumpram a intencionalidade comunicativa dos anúncios em projeto.
  • Redação do slogan e de um texto adequado à imagem, com efeitos de realce estético e argumentativo.
  • Montagem do anúncio publicitário, utilizando uma ferramenta digital.
  • Apresentação dos anúncios à turma, tendo em vista a verificação da sua conformidade às características de uma publicidade institucional e a partilha de sugestões de melhoria dos trabalhos realizados.
  • Exposição da versão final dos anúncios, em papel ou em ambiente virtual.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.