Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
crónica; intencionalidade crítica; juízo de valor; estratégia discursiva
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Excerto de uma crónica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – interpretação, realizar inferências, sintetizar, analisar criticamente (para validar um juízo de valor)
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
33,9%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno analise criticamente intencionalidades comunicativas, tendo em conta os recursos utilizados para a construção do sentido do texto, nomeadamente a ironia. A seleção da opção de resposta adequada implica que, previamente, o aluno se posicione sobre o conteúdo global do excerto e formule um juízo de valor pessoal.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º a 12.º anos de escolaridade):

- «Realizar leitura crítica»

- «Clarificar tema(s), ideias principais, pontos de vista»;

- «Analisar os recursos utilizados para a construção do sentido do texto»;

- «Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em inferências».

 

 Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Resposta correta: (C)

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

De modo a que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a este tipo de item, devem ser promovidas abordagens em que se proceda, por inferência, à identificação das intencionalidades comunicativas. Importa também que se promova a reflexão sobre o modo como essas intencionalidades se concretizam nos textos.

 

Exemplos de situações de aprendizagem:

  • Comparação de diferentes textos (conteúdo e forma) tendo em conta a intencionalidades do autor e a situação de comunicação, identificando traços que os aproximam ou que os distinguem.

 

  • Análise dos recursos utilizados para concretizar uma determinada intencionalidade e apreciação crítica da sua eficácia.

 

  • Levantamento de manifestações de ironia ao longo de um excerto ou de um texto, explicando o modo como essa ironia se manifesta em cada ocorrência e avaliando o seu impacto na construção do sentido global do texto.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.