Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
funções sintáticas; complemento indireto; análise comparativa de construções frásicas
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Excerto de uma crónica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – analisar, comparar, relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
16,5%
        Grau de dificuldade:
 
Muito Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno relacione diferentes construções linguísticas, analisando as funções sintáticas desempenhadas, em diferentes contextos, por uma mesma forma do pronome pessoal.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º a 12.º anos de escolaridade):

- «Desenvolvimento da consciência linguística e do conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa»

- «Analisar com segurança frases simples e complexas (identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas)».

 

 Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Resposta correta: (B)

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

De modo a que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a este tipo de item, devem ser promovidas abordagens em que se proceda à análise e à manipulação dos dados apresentados, bem como à formulação de conclusões decorrentes dessa análise.

 

Exemplos de situações de aprendizagem:

  • Dinamização de atividades ou de rotinas de trabalho em que os alunos, a partir da análise e manipulação de construções frásicas e textuais, do questionamento, do levantamento de hipóteses e respetiva verificação, procedam ao registo de conclusões e à elaboração de sistematizações.

 

  • Implicação dos alunos na análise comparativa de construções linguísticas que apresentam elementos comuns, organizando-as em diferentes paradigmas, tendo em conta critérios específicos (como as funções sintáticas desempenhadas, a posição na estrutura frásica, etc.).

 

  • Envolvimento dos alunos na reescrita de frases (por exemplo, passando da 1.ª para a 3.ª pessoa), observando as transformações ocorridas nos pronomes pessoais e estabelecendo uma correspondência entre os diferentes pronomes pessoais e as funções sintáticas que cada um deles pode desempenhar.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.