Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
Romance de José Saramago; texto narrativo; análise do discurso; relações intratextuais
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo I - Parte A

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Excerto de Memorial do Convento
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – interpretar; analisar criticamente; relacionar; justificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
42,2%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno interprete, de forma fundamentada, a relação que as personagens estabelecem entre si. Esta interpretação implica a realização de inferências, o estabelecimento de relações entre diferentes elementos textuais e a análise crítica dos recursos utilizados para a construção do sentido do texto. Pretende-se, igualmente, que o aluno produza um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º a 12.º anos de escolaridade):

− «Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no

    século XX»;

− «Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em  

    inferências devidamente justificadas»;

− «Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista»;

− «Analisar os recursos utilizados para a construção do sentido do texto»;

− «Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção […]»;

− «Redigir o texto com domínio seguro […] dos mecanismos de coerência e coesão textual».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo, de estruturação do discurso e de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Exemplos de situações de aprendizagem:

De modo a que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a itens como o apresentado, devem ser promovidas abordagens em que se analisem os recursos utilizados para construir os sentidos textuais. No caso de itens em que esteja em causa a relação entre personagens, propõe-se a sequência de atividades seguinte:

 

  • Sublinhar no texto todas as expressões que permitem identificar os papéis desempenhados pelas diferentes personagens (eventualmente, distinguindo os dados relativos a cada personagem através do recurso a cores diferentes).

 

  • Explicitar, através de um esquema, o tipo de relação que existe entre as personagens.

                                

  • Encontrar no texto expressões com valor simbólico/recursos expressivos cujo sentido se relacione com o tipo de relação identificada.

 

                                                             OU

 

Formular expressões com valor simbólico cujo sentido se relacione com o tipo de relação identificada.

 

  • Produzir um breve texto em que se explique o modo como as expressões em causa se relacionam com o tipo de relação que existe entre as personagens.

 

  • Participar, em coletivo, na partilha de alguns dos textos produzidos, bem como na análise da pertinência e do grau de fundamentação dos dados mobilizados.

 

  • Colaborar na produção, em coletivo, de uma resposta devidamente organizada e fundamentada, mobilizando contributos dos diferentes alunos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.