Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
frase simples e frase complexa; classificação de orações; análise comparativa de construções frásicas; funções sintáticas; complemento direto; pronominalização
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto de carácter argumentativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – analisar, comparar, relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
50,5%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno relacione diferentes construções linguísticas, procedendo à análise de construções frásicas, pela comparação de diferentes contextos, com vista à classificação de uma oração subordinada.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º a 12.º anos de escolaridade):

− «Desenvolvimento da consciência linguística e do conhecimento explícito da estrutura, das

   regras e dos usos da língua portuguesa».

- «Analisar com segurança frases simples e complexas (identificação de constituintes e das

    respetivas funções sintáticas)».

- «Explicitar o conhecimento gramatical relacionado com a articulação entre constituintes e entre frases.». Explicitar o conhecimento gramatical relacionado com a articulação entre

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Chave: (D)

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

De modo a que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a itens da tipologia apresentada, devem ser promovidas abordagens em que se proceda à análise e à manipulação dos dados apresentados, bem como à formulação de conclusões decorrentes dessa análise.

 

Proceder à análise de construções frásicas e textuais em que seja possível questionar, exercitar, modificar, fazer variar e registar alterações; explicitar procedimentos; sistematizar regras.

Exemplos de situações de aprendizagem:

  • Proposta de atividades ou de rotinas de trabalho em que os alunos, a partir da análise e manipulação de construções frásicas e textuais, sejam conduzidos ao questionamento, ao levantamento de hipóteses e à respetiva verificação; por exemplo:
  • verificar da viabilidade de substituição da oração subordinada por um pronome pessoal com função de complemento;
  • comparar estruturas linguísticas, efetuar o registo de conclusões e sistematizar regras (nuns casos, é possível a pronominalização da oração subordinada e, noutros casos, não é).

 

  • Proposta de atividades ou rotinas de trabalho em que os alunos procedam à análise comparativa de construções frásicas, ativando conhecimentos, nomeadamente no que se refere à constatação (i) dos argumentos solicitados pelo verbo, (ii) da conjunção que liga a oração subordinante à subordinada e (iii) do tipo de relação estabelecida entre oração subordinada e oração subordinante.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.