Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
Poesia lírica de Camões; Poesia Trovadoresca/Cantiga de amor; análise do discurso; intertextualidade; textualização
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo I - Parte C

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Soneto de Luís de Camões; Cantiga de amor
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – interpretar; analisar criticamente; sintetizar, relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
51,7%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno compare dois poemas líricos de autores e épocas diferentes, quanto às ideias expressas. Essa comparação implica que o aluno interprete o conteúdo dos textos, realizando inferências e categorizando informação com o intuito de explicitar um aspeto em que estes se assemelham e outro em que se diferenciam. Pretende-se, igualmente, que o aluno produza um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º a 12.º anos de escolaridade):

− «Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos entre

    os séculos XII e XVI»;

− «Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em    inferências devidamente justificadas»;

− «Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos»;

− «Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais»;

− «Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção […]»;

− Redigir o texto com domínio seguro […] dos mecanismos de coerência e coesão textual».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo, de estruturação do discurso e de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a itens como o apresentado, devem ser promovidas abordagens em que se estabeleçam relações entre o conteúdo de textos de géneros e/ou autores e/ou épocas diferentes quanto às ideias apresentadas e quanto ao modo como estas são expressas.

 

Exemplos de situações de aprendizagem:

  1. Em grupo, leitura e análise crítica de textos que possibilitem o estabelecimento de relações de analogia ou de contraste entre elementos presentes nesses textos, identificando, por exemplo, duas semelhanças ou duas diferenças quanto ao modo como o tema é abordado e desenvolvido em cada um dos textos. Poderão ser analisadas temáticas como a representação de afetos ou de emoções, a exaltação patriótica, a reflexão sobre a vida pessoal ou sobre o mundo, entre outras, dependendo do conteúdo dos textos escolhidos.

 

  1. Registo individual das conclusões da reflexão desenvolvida pelo grupo: identificação dos aspetos em que os textos se aproximam e/ou se distinguem e dos elementos textuais que evidenciam essas semelhanças e/ou diferenças.

 

  1. Produção individual de um texto expositivo, comparando o modo como o tema proposto é abordado e desenvolvido nos textos analisados.

 

  1. Exposição oral, com recurso a um suporte digital, das conclusões do trabalho realizado em grupo (assegurando uma distribuição equitativa de tarefas e do tempo da comunicação): leitura expressiva dos textos, seguida de uma breve análise dos mesmos; explicitação das relações intertextuais e das respetivas evidências.

 

  1. Discussão, em coletivo, das ideias apresentadas, propondo outras perspetivas de análise dos textos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.