Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

funções sintáticas; complemento do adjetivo; classes de palavras; análise comparativa de construções sintáticas

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto de carácter argumentativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – analisar, comparar, relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
60,1%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno analise constituintes da frase, procedendo à comparação de diferentes contextos, com vista à distinção entre complemento do nome e complemento do adjetivo.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º a 12.º anos de escolaridade):

− «Analisar com segurança frases simples e complexas (identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas, incluindo complemento do nome e do adjetivo […]».

- «Realizar análise sintática com explicitação de funções sintáticas internas à frase, ao grupo verbal, ao grupo nominal, ao grupo adjetival e ao grupo adverbial».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Resposta correta: (C)

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

De modo que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a itens da tipologia apresentada, devem ser promovidas abordagens em que se proceda à análise, à comparação e à manipulação dos dados apresentados, bem como à formulação de conclusões decorrentes dessa análise.

 

É, igualmente, fundamental proceder à análise de constituintes frásicos, a fim de questionar, exercitar, modificar, detetar alterações e compreender o comportamento de determinados constituintes dentro da construção frásica; explicitar procedimentos (o que acontece ao retirar ou ao acrescentar determinadas palavras à construção em análise); mobilizar conhecimento sobre classes de palavras, aspeto essencial para identificar o complemento em análise (do nome ou do adjetivo) e sistematizar regras.

Exemplos de situações de aprendizagem:

  • Proposta de atividades, que devem constituir rotinas de trabalho, em que os alunos, a partir da análise e manipulação de construções frásicas e textuais, sejam conduzidos ao questionamento, ao levantamento de hipóteses e à respetiva verificação; por exemplo:
  • identificação da classe da palavra que se encontra à esquerda do constituinte em análise;
  • constatação do carácter opcional do complemento do adjetivo;
  • constatação do facto de determinados adjetivos, neste caso, mas também determinados nomes, noutros casos, perderem conteúdo informacional se não existir um complemento;
  • comparação de estruturas linguísticas, para efetuar o registo de conclusões e sistematizar regras, como, por exemplo:
    • o complemento do adjetivo é uma função sintática desempenhada por um constituinte selecionado por um adjetivo e completa o significado do adjetivo que o seleciona.
    • o complemento do adjetivo pode ser introduzido por uma preposição simples ou por uma preposição contraída constituindo um grupo preposicional (não oracional) ou introduzindo uma oração.
  • Os alunos devem ser confrontados com itens, ou propostas de exercícios, em que a dificuldade aumenta devido ao enunciado, como é o caso do item 6 do Grupo II em que a tarefa consistia, não em identificar a alínea que continha um complemento do adjetivo, mas a que não continha este tipo de complemento.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.