Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

novela de Camilo Castelo Branco; texto narrativo; análise do discurso; relações intratextuais.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Excerto de Coração, Cabeça e Estômago

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – interpretar sentidos explícitos; fazer inferências simples
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
39,2%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno explicite a imagem que o protagonista pretende criar, com o intuito de se aproximar do estereótipo de um herói romântico. Esta explicitação implica o levantamento de informação explícita no texto e a realização de inferências simples, de forma a apreender o sentido do texto. Pretende-se, igualmente, que o aluno produza um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (11.º a 12.º anos de escolaridade):

− «Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX»;

− «Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em inferências devidamente justificadas»;

− «Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista»;

− «Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção […]»;

− «Redigir o texto com domínio seguro […] dos mecanismos de coerência e coesão textual».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo, de estruturação do discurso e de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Exemplos de situações de aprendizagem:

De modo que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a itens como o apresentado, em que a linguagem do texto é complexa, devem ser promovidas abordagens em que se analisem os recursos utilizados para construir os sentidos textuais. No caso de itens em que esteja em causa a caracterização de algo que sofre uma transformação (neste caso, a imagem falseada que o protagonista pretende criar de si mesmo), a partir de informação explícita no texto, propõe-se a sequência de atividades seguinte:

 

  • Compreender e interpretar textos através de atividades que impliquem trabalhar a competência lexical, como, por exemplo:
  • pesquisar o sentido de vocábulos desconhecidos e organizar e construir esquemas, mapas de ideias e famílias de palavras;
  • mobilizar conhecimentos sobre a língua e sobre o mundo para interpretar expressões e segmentos de texto;
  • extrair informação implícita a partir de pistas linguísticas e de conteúdo;
  • estabelecer relações intratextuais.

 

  • Ler e parafrasear segmentos do texto relevantes para a construção do sentido, com eventual recurso ao dicionário.

 

  • Sublinhar, no texto, todas as expressões que se referem ao início e ao fim do processo de transformação.

 

  • Analisar a informação selecionada, associando as expressões que remetem para a mesma ideia ou para ideias do mesmo tipo (por exemplo, transformações de cariz físico e transformações de cariz psicológico).

 

  • Explicitar, por tópicos, na margem direita do texto, a característica que é possível inferir a partir das expressões sublinhadas.

 

  • Eliminar aspetos redundantes, de modo a encontrar aqueles que caracterizam, de forma mais rigorosa, o objeto em análise após transformação.

 

  • Organizar a informação relevante num texto.

 

  • Partilhar, em coletivo, alguns dos textos produzidos, colaborando na discussão da pertinência e do grau de fundamentação da informação mobilizada.Colaborar na produção, em coletivo, de uma resposta devidamente organizada e fundamentada, mobilizando contributos dos diferentes alunos.

 

Atividades deste género poderão ser concretizadas com base em diferentes suportes, como, por exemplo, excertos de filmes nos quais se observa a transformação de personagens (O Estranho Caso de Benjamin Button, A Idade de Adaline…) ou obras literárias cujos protagonistas passaram por um processo de mudança (Carlos da Maia, Inês Pereira…).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.