Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

romances e novelas de Camilo Castelo Branco e poesia de Álvaro de Campos; texto narrativo; texto lírico; análise do discurso; relações intertextuais

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Excerto de Coração, Cabeça e Estômago, de Camilo Castelo Branco, e poema «Depus a máscara e vi-me ao espelho...», de Álvaro de Campos

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar criticamente, relacionar, comparar, avaliar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
54,8%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno compare dois textos de géneros, autores e épocas diferentes, explicitando a relação existente entre duas imagens diferentes, uma criada pelo narrador do texto narrativo e outra pelo sujeito poético do texto lírico. O estabelecimento desta relação implica a realização de inferências complexas, a descoberta de relações entre diferentes elementos textuais e a análise crítica dos recursos utilizados para a construção do sentido do texto. Pretende-se, igualmente, que o aluno produza um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (11.º a 12.º anos de escolaridade):

− «Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX»;

− «Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa com base em inferências devidamente justificadas»;

− «Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos presentes nos textos»;

− «Comparar textos em função de temas, ideias e valores»;

− «Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção […]»;

− «Redigir o texto com domínio seguro […] dos mecanismos de coerência e coesão textual».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo, de estruturação do discurso e de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Exemplos de situações de aprendizagem:

De modo que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a itens como o apresentado, devem ser promovidas abordagens em que se analisem os recursos utilizados para construir os sentidos textuais.

No caso de itens em que esteja em causa o confronto e/ou o estabelecimento de um paralelismo entre várias personagens, propõe-se a sequência de atividades seguinte, de acordo com a prossecução de três objetivos distintos:

  1. Caracterização de personagens:
  • Sublinhar no texto todas as expressões que permitem identificar as características de cada personagem (eventualmente, através do recurso a cores diferentes).
  • Distinguir as características identificadas nas personagens, as quais poderão encontrar-se no texto de forma explícita ou implícita (caracterização direta ou caracterização indireta).
  • Fundamentar as características deduzidas em função das falas, das atitudes e das ações das personagens.

 

  1. Comparação de características das personagens:
  • Explicitar, através de um esquema, o nexo que se estabelece entre as personagens, classificando o tipo de relações existentes (semelhança, oposição…).                     
  • Encontrar no texto vocábulos e expressões cujos sentidos se relacionem com a caracterização divergente das personagens.
  • Procurar sinónimos dos vocábulos e/ou expressões detetados, eventualmente com a ajuda do dicionário, de modo a elaborar paráfrases.

 

  1. Produção de texto:
  • Produzir um breve texto em que se explique o modo como as expressões em causa se articulam com o tipo de relação que existe entre as personagens.
  • Participar, em coletivo, na partilha de alguns dos textos produzidos, bem como na análise da pertinência e do grau de fundamentação dos dados mobilizados, estimulando-se exercícios de argumentação e de contra-argumentação.
  • Colaborar na produção, em coletivo, de uma resposta devidamente organizada e fundamentada, mobilizando contributos dos diferentes alunos.

 

Atividades deste género poderão ser concretizadas com base em diferentes suportes, como, por exemplo, excertos de filmes ou de séries televisivas nos quais se observa uma ação centrada num par de personagens ou obras literárias que apresentam protagonistas que são pares de personagens cuja evolução decorre em paralelo ou que estabelecem diferentes tipos de relações lógicas entre si (os dois maridos de Inês Pereira, Carlos da Maia e João da Ega, Blimunda e Baltasar, os diferentes heterónimos pessoanos…).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.