Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

narrativa épica de Camões; caracterização de personagens; análise do discurso.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo I - Parte A - versão 1

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – interpretar sentidos explícitos
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno explicite duas características de D. Fernando, com base em informações textuais relevantes, o que implica o levantamento de informação textual e a sua análise, de forma a apreender o sentido do texto. Pretende-se, igualmente, que o aluno produza um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º a 12.º anos de escolaridade):

− «Interpretar textos literários portugueses de diferentes autores e géneros, produzidos

    entre os séculos XII e XVI»;

− «Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade

    comunicativa.»

− «Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista»;

− «Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção […]»;

− «Redigir o texto com domínio seguro da organização em parágrafos e dos mecanismos de       

    coerência e coesão textual».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso (C-ED) e de correção linguística (CL).

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

De modo que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a itens como o apresentado, em que a linguagem do texto é complexa, devem ser promovidas abordagens em que se analisem os recursos utilizados para construir os sentidos textuais. No caso de itens em que esteja em causa a caracterização de uma personagem a partir de informação explícita no texto, propõe-se a sequência de atividades seguinte: 

  1. Ler e parafrasear segmentos do texto relevantes para a construção do sentido, com eventual recurso ao dicionário.
  2. Sublinhar, no texto, todas as expressões que se referem a características da personagem (físicas, psicológicas, comportamentais, e ainda outras informações pertinentes como, por exemplo, a profissão e os cargos desempenhados, o estado civil, ou o estatuto socioeconómico).
  3. Analisar a informação selecionada, associando as expressões que remetem para a mesma ideia ou para ideias semelhantes (por exemplo, a ideia de sacrifício).
  4. Explicitar, por tópicos, na margem direita do texto, a característica que é possível inferir a partir das expressões sublinhadas.
  5. Acrescentar a cada característica a respetiva justificação (por exemplo, espírito de sacrifício, na medida em que D. Fernando se submete voluntariamente ao cativeiro para salvar o povo que se encontrava cercado).
  6. Organizar a informação relevante num texto.
  7. Partilhar, em coletivo, alguns dos textos produzidos, colaborando na discussão da pertinência e do grau de fundamentação da informação mobilizada.
  8. Colaborar na produção, em coletivo, de uma resposta devidamente organizada e fundamentada, mobilizando contributos dos diferentes alunos.
  9. Atividades deste género poderão ser concretizadas com base em diferentes suportes, como, por exemplo, excertos de filmes ou de outras narrativas literárias (conto, novela ou romance).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.