Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Português (639) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

Valores aspetuais; situações estativas e eventos.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo II- versão 1

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:

Escolha múltipla

Tipo de suportes:

Texto de carácter argumentativo

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – analisar, comparar, relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item pretende-se que o aluno analise construções frásicas e textuais, procedendo à comparação de diferentes contextos, com vista à distinção entre os vários valores aspetuais.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º a 12.º anos de escolaridade):

− «Distinguir frases com diferentes valores aspetuais (valor perfetivo, valor imperfetivo, situação genérica, situação habitual e situação iterativa).» (12.º ano)

 

Note-se que, embora este conteúdo gramatical seja explicitado no 12.º ano, já nas AE do 9.º ano surge o seguinte: «Distinguir frases com valor aspetual imperfetivo e com valor aspetual perfetivo.»  

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

      − «Linguagens e textos»;

      − «Raciocínio e resolução de problemas».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 Grupo II- versão 1

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Resposta correta: (D)

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

De modo que os alunos desenvolvam as capacidades necessárias para responderem corretamente a itens da tipologia apresentada, devem ser promovidas abordagens em que se proceda à análise, ao questionamento, à comparação e à manipulação de dados, bem como à formulação de conclusões decorrentes dessa análise.

Exemplos de situações de aprendizagem:

Proposta de atividades, que devem constituir rotinas de trabalho, em que os alunos, a partir da análise e manipulação de construções frásicas e textuais, sejam levados a questionar, a exercitar, a modificar, a fazer variar e a registar alterações, explicitando procedimentos e sistematizando regras. Por exemplo:

  • Explicitação e distinção entre os valores aspetuais (valor perfetivo, valor imperfetivo, situação genérica, situação habitual e situação iterativa).
  • Manipulação e comparação de estruturas que conduzam a conclusões, nomeadamente:
    • o presente do indicativo tanto pode possuir um valor imperfetivo como um valor genérico ou até mesmo habitual, como se pode constatar no Dicionário Terminológico;
    • há casos em que é estabelecida metaforicamente uma relação de equivalência entre expressões, muitas vezes, elas próprias possuidoras de um valor genérico, como se verifica em «A poesia é um guia náutico perpétuo», por exemplo.
  • Constatação dos contextos em que o verbo exprime um valor imperfetivo – o valor imperfetivo surge quando uma situação é representada, a partir da sua estrutura interna, como não culminada (lexicalmente, a situação contempla fases que conduzem à alteração do estado de coisas); a situação genérica é de natureza estativa (não possuindo fases).
  • Conclusão de que o valor aspetual resulta da combinação entre elementos lexicais e tempos verbais.
  • Constatação da correspondência entre construções semelhantes e que transmitem o mesmo valor aspetual.
  • Distinção entre eventos (situações dinâmicas) e estados (situações não dinâmicas ou estativas).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.