Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:
Geometria e Medida
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio (26) | 2022
Palavras-chave:
quadrado; retângulo; posição
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 1 (inferior) - conhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar quadrados.

Aprendizagens Essenciais (2.º ano):

Descrever figuras planas, identificando as suas propriedades, e representá-las a partir de atributos especificados.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Pensamento crítico e pensamento criativo.

As competências associadas ao pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando e analisando informação, com vista à tomada de posição fundamentada.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar tarefas que impliquem classificar figuras geométricas (polígonos e não polígonos) em função das suas características. A partir desta classificação, também devem reconhecer figuras geométricas em diferentes posições.

Por exemplo, os alunos deverão ter oportunidade de identificar quadriláteros de entre diferentes figuras geométricas. Posteriormente, entre os quadriláteros, distinguir, das demais figuras, os retângulos e de entre os retângulos selecionar os quadrados. Com estas tarefas, pretende-se que os alunos compreendam que o quadrado é um caso particular de retângulo. Para tal, será necessário verificar o que distingue os quadrados dos retângulos não quadrados.

Estas atividades com os alunos poderão ser reforçadas com a construção de retângulos em que uma das dimensões varia e a outra é constante. Deste modo, será possível construir retângulos em que as dimensões são iguais e reconhecer que o quadrado é um caso particular do retângulo.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.