Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:
 Números
Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio 42 Componente de Matemática | Matemática e Estudo do Meio | 2025 
Palavras-chave:
resolução de problemas, raciocínio, comparar
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 3 (superior) - raciocinar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Resolver um problema que envolve a subtração e a divisão.

Aprendizagens Essenciais (4.º ano):

Resolver problemas que envolvem números comparando diferentes estratégias de resolução.

Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.

Aplicar e adaptar estratégias diversas de resolução de problemas, em diversos contextos.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas

As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de interpretar informação, planear e tomar decisões para resolver problemas.

  

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

                                                                                                                               

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

A resolução de problemas, em geral, e a resolução de problemas envolvendo a comparação, em particular, requerem atenção, reflexão e aprofundamento em contexto de sala de aula. Neste caso concreto, deverão ser criadas oportunidades de evidenciar o que é igual (há um número igual de adultos e crianças) e o que é diferente (há, ainda, mais 24 adultos do que crianças), ou seja, que há um número igual de espectadores adultos e crianças, acrescido de mais 24 adultos. Deste modo, se ao todo retirarmos o que é diferente, obtemos duas partes iguais.

Os diversos passos de resolução de um problema deverão ser intencionalmente abordados (leitura e interpretação do problema, elaboração de uma estratégia adequada, aplicação dessa mesma estratégia e, por fim, verificação dos resultados obtidos). Também não deverá ser descurada a fase de apresentação e discussão de resultados em grande grupo.

A resolução do problema poderá ser realizada a pares ou em grupo. O(a) professor(a) acompanha os grupos ouvindo as explicações dos alunos e devolvendo eventuais questões, colocando outras questões que os orientem, tendo o cuidado de não baixar o nível de complexidade cognitiva do problema a resolver.

Após a resolução do problema, por parte dos alunos, deverá ser feita uma apresentação, à turma, das (diversas) resoluções, seguida de discussão dos resultados obtidos. Deste modo, os alunos têm oportunidade de desenvolver, também, a comunicação matemática e de explanar o modo como pensaram.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.