Ano de escolaridade: 5.º Ano Disciplina/área curricular:
História e Geografia de Portugal
 
Domínio/Tema:

1383-85 - Um tempo de revolução; A Península Ibérica - localização e quadro natural

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de História e Geografia de Portugal (57) | 2023
Palavras-chave:

Aljubarrota, quadrado, rosa dos ventos, localização relativa

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:

Cloze

Tipo de suportes:

Mapa e esquema de batalha

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Médio) - interpretar; relacionar; organizar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar o mapa do percurso dos exércitos castelhano e português aquando da invasão de 1385 e o esquema da batalha de Aljubarrota.

Aprendizagens Essenciais: Evidenciar o carácter decisivo da batalha de Aljubarrota; Utilizar representações cartográficas (em suporte físico ou digital) na localização dos elementos físicos do território e na definição de itinerários, recorrendo aos pontos cardeais e colaterais.

Relação das AE com o PA: A-  Linguagens e textos; B - Informação e comunicação;

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Analisar e interpretar mapas ou representações temáticas.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- recolher informação através da interpretação de mapas de informação diversa;

- mobilizar o seu conhecimento sobre a localização relativa para localizar pontos do mapa relativamente a outros;

- pesquisar informação para construir uma breve biografia de D. Nuno Álvares Pereira.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.