Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências Naturais
 
Domínio/Tema:

Ciências Naturais – Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio;
Matemática – Números e Operações

Prova/Ano escolar:
Prova 58 – 2019
Palavras chave:
perímetro; resolução de problemas

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Não aplicável
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 3 (superior) - Raciocinar/Criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Resolver um problema que envolve o cálculo de perímetros de polígonos, por decomposição de figuras planas.

Relação das AE com o PA (Linguagem e textos, Informação e comunicação, Racíocinio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo, e Saber científico, técnico e tecnológico)

- Interpretar informação, conceber e aplicar estratégias de resolução de problemas usando ideias geométricas.

- Calcular o perímetro de uma figura por decomposição de figuras.

- Usar a capacidade de visualização e construir explicações e justificações.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprias da matemática.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. Neste caso, a resposta é analisada a partir de categorias de análise (ou parâmetros) independentes mas complementares, o que permite reportar informação mais fina e detalhada dos desempenhos. Em cada parâmetro ou categoria de análise, a cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta. 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • calcular perímetros de figuras por composição e por decomposição de figuras planas;
  • utilizar modelos geométricos e outros materiais manipuláveis, e instrumentos variados, na exploração de propriedades de figuras planas e de sólidos geométricos;
  • visualizar, interpretar e desenhar representações de figuras geométricas e construir sólidos a partir de representações bidimensionais e reciprocamente, usando materiais e instrumentos apropriados;
  • resolver problemas de determinação de perímetro que mobilizem o estabelecimento de relações entre figuras.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.