Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências Naturais
 
Domínio/Tema:

Números (Matemática)

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Ciências Naturais (58) | 2024
Palavras-chave:

resolução de problemas; números racionais

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
texto, imagem
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 3 (superior) – Raciocinar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Operar com números racionais representados na forma de fração ou decimal, e estabelecer relações entre as diferentes representações.

- Conceber e aplicar estratégias de resolução de problemas na resolução de problemas em contexto matemático e não matemático e avaliar a plausibilidade dos resultados.

Relação das AE com o PA (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo, e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Analisar e interpretar informação apresentada num enunciado, no contexto retratado.

- Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.

- Reconhecer o significado de uma parte do todo e mobilizá-lo num contexto dado.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

Apresentam-se, igualmente, diferentes estratégias corretas de resolução.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas;
  • partindo de uma situação concreta, apoiar os alunos na identificação dos dados e do pedido no contexto apresentado;
  • aplicar e adaptar estratégias diversas de resolução de problemas, em diversos contextos;
  • utilizar diferentes representações de um número em estratégias para determinar um valor no contexto dado;
  • reconhecer a correção, a diferença e a eficácia de diferentes estratégias da resolução de problemas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.