Ano de escolaridade:
8.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Atividades Rítmicas Expressivas
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (84) | 2022
Palavras-chave:

Regadinho; Erva Cidreira; Sariquité; Rumba Quadrada; Valsa Lenta; Foxtrot; Merengue; passos da dança; Sincronia; coreografia

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Tarefa 4 - Dança – Dança Tradicional ou Dança Social

Dança com o teu par a Dança Tradicional, executando os passos característicos da mesma, em sincronia com a música. Dança com o teu par a Dança Social ou em Line dance, caso esta seja o Merengue, executando os passos característicos da mesma, em sincronia com a música.

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Com o par ou em grupo
Tipo de suportes:
A tarefa realiza-se numa zona livre de obstáculos e de dimensões adequadas à dança selecionada. Ficheiro áudio, habitualmente utilizado pelo professor da turma nas suas aulas.
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - aplicar; representar

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno dançasse com o par uma coreografia, de uma dança   tradicional ou de uma dança social, executando os passos característicos da dança selecionada, e em sincronia com a música, operacionalizando descritores das AE do 8.º ano da área das atividades físicas e descritores associados às áreas de competências «Consciência e domínio do corpo» e «Sensibilidade estética e artística» do PASEO.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Realizar exercícios diversificados de coordenação e praticar diferentes sequências de apoios, ouvindo e marcando o ritmo da música.  Aprender progressivamente os passos característicos da dança.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.