Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Escrita

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2022
Palavras-chave:

escrita; pensamento criativo; convite

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
62,3%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Escrever um texto, respeitando o formato e o tema, com recursos linguísticos adequados.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 6): Escrever textos sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Construir sequências originais de enunciados breves.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal. E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível corresponde uma dada pontuação. A pontuação total atribuída à resposta resulta da soma das pontuações obtidas em cada nível de cada um dos parâmetros. Os critérios indicam também as situações em que determinados aspetos específicos podem, ou não, ser contabilizados, tendo em consideração o desempenho esperado.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Na sequência que a seguir se apresenta, a abordagem à escrita permite o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita de um texto curto. Pretende-se, ainda, que o aluno tenha em mente os critérios de avaliação, nomeadamente, a importância de cumprir o número limite de palavras.

 

Exemplo de sequência de atividade:

 

Um desafio de escrita: «Convida-me»

  • Após leitura e análise de um convite, o professor deve propor aos alunos que façam um convite, de tema livre, ao colega do lado, respeitando o limite de palavras (30 a 40).
  • Para poderem aceitar o convite, os colegas têm de saber mais informações e, para isso, devem colocar três perguntas. Por exemplo, o António convida a Marta para a festa de aniversário. A Marta faz três perguntas: Quando é? / O que devo levar para a tua festa? / Que atividades vamos fazer?
  • A partir dessas perguntas, procede-se à elaboração do convite por escrito.
  • Concluído o texto, o colega que “convida” entrega o convite ao “convidado”.
  • O aluno “convidado” deve preencher uma lista de verificação, previamente criada e entregue pelo professor, e verificar se as respostas às três perguntas estão contempladas, se o convite tem a estrutura adequada, e quantas palavras foram usadas.
  • Se algum item da lista estiver em falta ou incompleto, o autor do convite deverá corrigi-lo.
  • Por fim, inverte-se o processo e os alunos trocam de tarefas.
  • Os convites são apresentados a toda a turma, num quadro colaborativo, como o Padlet (https://padlet.com).

 

Possível colaboração com outras disciplinas

Os alunos poderão formatar o texto final como se fosse um convite real, em colaboração com as disciplinas de TIC e/ou Educação Visual.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.