Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Escrita

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (94) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:

escrita; convite

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Item 1 - Parte C

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta curta
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – construir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
67,4 % 
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Escrever um texto, respeitando o formato e o tema, com recursos linguísticos adequados.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 6): Escrever textos sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Construir sequências originais de enunciados breves.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 6): Produzir textos a partir de (…) sequências ouvidas ou lidas; Dominar mecanismos de coesão temporal.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal. E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível corresponde uma dada pontuação. A pontuação total atribuída à resposta resulta da soma das pontuações obtidas em cada nível de cada um dos parâmetros. Os critérios indicam também as situações em que determinados aspetos específicos podem, ou não, ser contabilizados, tendo em consideração o desempenho esperado.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Na sequência que a seguir se apresenta, a abordagem à escrita permite o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita de um texto curto. Pretende-se, ainda, que o aluno tenha em mente os critérios de avaliação, nomeadamente, a importância de cumprir o número limite de palavras.

 

Exemplo de sequência de atividade:

 «Convite à escrita»

  • Após uma curta conversa acerca da importância e finalidade dos convites, o professor pede aos alunos que partilhem as suas experiências de receber e/ou enviar convites.
  • Alguns exemplos de convites e possíveis formatos são projetados.
  • O professor apresenta algum vocabulário essencial, tal como «convidado», «data», «hora», «local», «confirmação de presença».
  • Divide-se a turma em pequenos grupos ou em pares, fornecendo a cada grupo/par uma lista de vocabulário relacionado com o convite para que discutam e criem frases curtas.
  • O professor mostra um exemplo de um convite simples e aponta as partes constituintes, como a saudação, o corpo e a despedida, e as informações essenciais, como data, local, hora e motivo.
  • Propõe-se aos alunos a escrita coletiva de um convite para uma festa de aniversário fictícia, que vai sendo escrito no quadro, conforme sugestões dos alunos.
  • Quando a turma considerar que o convite está completo, é-lhes pedido que verifiquem se a estrutura está correta e que retirem o acessório, de modo que o convite tenha entre 40 e 50 palavras. Cabe ao professor monitorizar a atividade sem intervir na parte criativa.
  • Seguidamente, distribui-se pelos pares/pequenos grupos iniciais várias situações fictícias para que escrevam um convite seguindo as informações fornecidas, com o mesmo limite de palavras (40 a 50).
  • Os convites são apresentados a toda a turma por cada grupo/par oralmente, apelando-se à correção e/ou críticas construtivas entre todos.
  • A avaliação dos trabalhos é realizada pelos alunos, através da auto e heteroavaliação, com base em rubrica criada pelo professor.

 

Possível colaboração com outras disciplinas:

Os alunos poderão replicar os seus convites numa língua estudada na escola.

No âmbito da disciplina de História, poderão fazer convites para eventos históricos relevantes.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.