Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2023
Palavras-chave:

gramática; campo semântico

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) - distinguir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
100%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Distinguir o campo semântico de uma palavra.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 6): Gramática – Estabelecer relações semânticas entre palavras.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Este item é classificado de forma dicotómica.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propõe-se a construção de um conjunto de frases que evidenciem os sentidos que uma palavra pode adquirir em diferentes contextos.

A mesma palavra, diferentes sentidos

  • Organizar os alunos da turma em pares.
  • Escrever uma lista de palavras no quadro. Exemplos de palavras que podem ser utilizadas: peça, manga, banco, ponta, cabo, corte, pé, ponto, luz, cabeça, barra, carta, mão, lente, papel, costas. Pode também utilizar uma lista de palavras relacionadas com tecnologia: rato, nuvem, vírus, monitor, teclado, disco, pasta, rede.
  • Solicitar aos alunos que construam duas frases simples utilizando cada uma das palavras em diferentes sentidos.
  • Distribuir um dicionário por mesa. Pode, em alternativa, sugerir a consulta de um dicionário online no telemóvel, como o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ou a Infopédia.
  • Pedir aos alunos que consultem o verbete do dicionário relativo às palavras que utilizaram e que registem no caderno as definições correspondentes aos diferentes significados. Neste processo, devem refletir se cumpriram as orientações da tarefa e se as suas frases apresentam, de facto, a mesma palavra com diferentes significados1.
  • Promover a apresentação das respostas, corrigindo e clarificando, se necessário.
  • De acordo com o perfil da turma, pode ainda pedir aos alunos que registem no caderno outra definição do verbete com uma aceção desconhecida da palavra e que construam uma frase simples com essa aceção.
  • Em conjunto, discutir o conceito de campo semântico e construir uma definição. Caso já tenha abordado o conceito de campo lexical, pode estabelecer um contraponto entre ambos.
  • Avaliar a atividade através da observação direta.

 

1 Nesta etapa, opcionalmente, os alunos podem trocar o trabalho com os colegas e avaliar se aqueles cumpriram as orientações da tarefa, registando nos seus cadernos as definições correspondentes aos diferentes significados.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.