Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Escrita

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2019
Palavras-chave:
escrita; pensamento criativo; texto narrativo
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
60,4%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Escrever um texto, respeitando o formato e o tema, com recursos linguísticos adequados.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 6): Escrever textos sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. Neste caso, a resposta é analisada a partir de categorias de análise (ou parâmetros) independentes, mas complementares, o que permite reportar informação mais fina e detalhada dos desempenhos. A cada nível corresponde uma dada pontuação. A pontuação total atribuída à resposta resulta da soma das pontuações obtidas em cada nível de cada um dos parâmetros. Os critérios indicam também as situações em que determinados aspetos específicos podem, ou não, ser contabilizados, tendo em consideração o desempenho esperado.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Na sequência que a seguir se apresenta, a abordagem à escrita permite o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita do texto narrativo, centrada em três momentos: planificação, textualização e revisão. A atividade parte de uma recriação de uma expressão idiomática existente em português «não passar cartão a alguém», que significa «ignorar». No caso desta atividade, os alunos têm de «passar cartão» à informação que consta dos cartões, isto é, não podem ignorar as palavras neles escritas.

 

Exemplo de sequência de atividade

 

Um desafio de escrita criativa: «Passar cartão»

  • Apresentar um conjunto de cartões, alusivos às personagens, ao tempo, aos objetos e ao espaço.
  • Organizar a turma em grupos de três ou quatro elementos e nomear um porta-voz.
  • Pedir a cada porta-voz que se dirija à mesa onde se encontram vários conjuntos de cartões, virados para baixo. O porta-voz de cada grupo recolhe um total de dez cartões: um cartão relativo ao espaço, um cartão referente ao tempo, três cartões relativos às personagens e cinco cartões respeitantes aos objetos. O texto de cada grupo deve incluir as características/os itens lexicais contemplados nos cartões.
  • Explicar aos alunos que é obrigatório cada grupo executar uma planificação do texto que deve ser apresentada ao professor, antes de começarem a redigir o trabalho. Depois da validação do professor, os alunos começam a escrever os textos.
  • Entregar uma ficha de revisão de texto a cada grupo, a ser preenchida depois de os textos estarem concluídos.
  • Solicitar a leitura do texto, em voz alta, a um elemento previamente escolhido pelo grupo.
  • Promover o debate, permitindo a cada grupo dar a sua opinião acerca do que ouviu ler, contemplando vários parâmetros: criatividade, respeito por todas as indicações dadas pelos cartões, correção linguística…
  • Avaliar os trabalhos, com recurso a rubricas de avaliação, previamente construídas (auto e heteroavaliação).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.