Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Escrita

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (94) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:

escrita; texto narrativo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (Superior) – construir

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
68,7% 
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Escrever um texto, respeitando o formato e o tema, com recursos linguísticos adequados.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 6): Produzir textos a partir de (…) sequências ouvidas ou lidas; Dominar os principais processos de composição discursiva: justificação (…); Dominar mecanismos de coesão temporal.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal. E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade. 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. Neste caso, a resposta é analisada a partir de categorias de análise (ou parâmetros) independentes, mas complementares, o que permite reportar informação mais fina e detalhada dos desempenhos. A cada nível corresponde uma dada pontuação. A pontuação total atribuída à resposta resulta da soma das pontuações obtidas em cada nível de cada um dos parâmetros. Os critérios indicam também as situações em que determinados aspetos específicos podem, ou não, ser contabilizados, tendo em consideração o desempenho esperado.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Na sequência que a seguir se apresenta, a abordagem à escrita parte de uma reflexão sobre uma frase. A partir dessa reflexão, exploram-se aspetos como a organização e a coesão textuais, a ortografia, a sintaxe e a pontuação. Esta sequência deve ser entendida como uma sequência preparatória de uma atividade formativa de escrita.

 

Exemplo de sequência de atividade:

«Um novo país é como um livro a ser descoberto»

  • O professor apresenta à turma a frase “Um novo país é como um livro a ser descoberto” e pede aos alunos que, oralmente, partilhem as suas ideias sobre o que acham que significa;
  • O professor promove a partilha das experiências e emoções sentidas após a chegada a Portugal (sugestão: que situações acharam diferentes, surpreendentes, ou que causaram surpresa ou medo, que pessoas encontraram e como as caracterizariam, etc.).
  • O professor pode sistematizar, registando algumas das ideias partilhadas no quadro.
  • O professor pede aos alunos que escrevam um texto de opinião (com um mínimo de 100 palavras) em que explorem essa comparação, dando as instruções da estrutura. O texto deve incluir uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
  • A avaliação dos trabalhos é realizada com base nos critérios de avaliação da produção escrita. O professor poderá criar um código de correção, atribuindo símbolos aos diferentes tipos de erros (a nível da morfologia, da sintaxe, da pontuação, da ortografia e da organização e coesão) e devolver os trabalhos aos alunos para que possam analisar o que escreveram e reescrever o seu texto corrigindo o que foi assinalado pelo professor.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.