Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Escrita

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio de Português Língua Não Materna (93) | 2025

Palavras-chave:

escrita; convite

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

Parte C - Escrita 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta curta
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – construir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Escrever um texto, respeitando o formato e o tema, com recursos linguísticos adequados.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 6): Escrever textos sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Construir sequências originais de enunciados breves.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Na sequência que a seguir se apresenta, a abordagem permite o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita de um texto curto. Pretende-se, ainda, que o aluno tenha em mente os critérios de avaliação, nomeadamente, a importância de cumprir o número limite de palavras.

 Exemplo de sequência de atividade:

  Diz-me por escrito 

  • A aula começa com a proposta de uma tarefa: escrever uma resposta simples e adequada a uma mensagem recebida.
  • O professor mostra aos alunos uma mensagem-modelo.
  • Os alunos, em pares, leem a mensagem e identificam as informações a que devem responder.
  • Segue-se uma breve discussão sobre a linguagem adequada: como iniciar a resposta, como responder às perguntas e como terminar a mensagem. O professor regista expressões úteis no quadro.
  • Cada aluno escreve individualmente a sua resposta curta à mensagem, usando as expressões fornecidas.
  • Os pares trocam os textos, verificam se todas as questões foram respondidas e se o formato está correto.
  • Alguns alunos leem em voz alta as suas respostas e a turma comenta de forma construtiva, com a mediação do professor.
  • O professor sublinha exemplos positivos, valorizando a clareza, a correção e a organização.
  • A aula termina com a ideia-chave: responder a mensagens é um exercício de atenção ao conteúdo, de respeito pelo formato e pelo limite de palavras.
  • A avaliação realiza-se através da observação direta, da análise das respostas escritas e do preenchimento de uma grelha de autoavaliação em que cada aluno assinala se cumpriu os critérios (respondeu a todas as perguntas, usou uma saudação e uma despedida, escreveu frases claras).

Possível colaboração com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: integrar a escrita de mensagens no contexto de projetos de turma (por exemplo, convites para eventos escolares, respostas a pedidos de colaboração em atividades de solidariedade ou sobre o ambiente). O exercício passaria a ter um propósito prático, articulando competências linguísticas com participação ativa em iniciativas da comunidade escolar. Esta colaboração contribui para a transversalidade prevista no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, reforçando simultaneamente o domínio A — Linguagens e textos e o domínio E — Relacionamento interpessoal.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.