Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Escrita

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio de Português Língua Não Materna (94) | 2025

Palavras-chave:

escrita; correio eletrónico

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

Parte C - Escrita 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta curta
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – construir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Escrever um texto, respeitando o formato e o tema, com recursos linguísticos adequados.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 6): Escrever textos sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Construir sequências originais de enunciados breves.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 6): Produzir textos a partir de (…) sequências ouvidas ou lidas; Dominar mecanismos de coesão temporal.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Na sequência que a seguir se apresenta, a abordagem permite o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita de um texto curto. Pretende-se, ainda, que o aluno tenha em mente os critérios de avaliação, nomeadamente, a importância de cumprir o número limite de palavras. Para tal, propõe-se uma aula que estimule a escrita colaborativa, levando os alunos a construir em conjunto uma resposta estruturada e criativa a uma mensagem, respeitando o formato e o conteúdo.

 E-mail a muitas mãos

  • O professor inicia a aula explicando que o objetivo é escrever, em grupo, uma resposta a uma mensagem, com um limite de palavras e de acordo com todos os aspetos solicitados.
  • A turma é dividida em pequenos grupos. Cada grupo recebe a mesma mensagem e fica responsável por uma parte da resposta.
  • Cada grupo escreve a sua parte, em papel ou digitalmente.
  • O professor recolhe as respostas e organiza com todos os alunos a construção de uma resposta única e coletiva.
  • Os alunos analisam a resposta final e verificam se esta cumpre todos os pontos pedidos na mensagem inicial.
  • A avaliação incide sobre o contributo de cada grupo para a construção da resposta coletiva.
  • Esta atividade pode articular-se com a disciplina de TIC (escrita colaborativa digital).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.