Ano de escolaridade: 9.º Ano Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:
Produção de Textos    
Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio de Português Língua Segunda (95) | 2025
Palavras-chave:

escrita, história, viagem

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

Bloco C 

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta Extensa
Tipo de suportes:

História

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior)

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Criar um texto com coerência discursiva e correção linguística, seguindo um género textual e um assunto.

PASEO – Linguagens e Textos: aplicar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às línguas em diferentes contextos de comunicação.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 Bloco C 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item
  • Leitura de textos do género história, analisando as suas etapas de construção.
  • Realizar exercícios específicos que contribuem para a construção do género textual:

- Focar o vocabulário utilizado;

- Destacar formas verbais, uso de conectores e de preposições, entre outros aspetos morfossintáticos relevantes.

  • Construção conjunta entre alunos e professor de textos do mesmo género textual.
  • Construção individual de textos do mesmo género textual.
  • Leitura e análise conjunta, visando melhorias e posterior reescrita.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.