Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Crescimento, renovação e diferenciação celular

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:
síntese proteica, enzimas, ácidos nucleicos
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo I, 11.

Associe cada uma das descrições relativas a moléculas intervenientes na síntese proteica,  apresentadas na Coluna I, à designação correspondente, que consta na Coluna II.

Escreva, na folha de respostas, cada letra da Coluna I, seguida do número correspondente. A cada letra corresponde apenas um número.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Item não dependente de suporte
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) – recuperação de informação; reconhecer; relembrar factos e conceitos

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
31%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Identificar moléculas intervenientes na síntese proteica.

Aprendizagens Essenciais:

  • Caracterizar e distinguir os diferentes tipos de ácidos nucleicos em termos de composição, estrutura e função.
  • Explicar processos de replicação, transcrição e tradução e realizar trabalhos práticos que envolvam leitura do código genético.

 Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

  • Saber científico, técnico e tecnológico
  • Raciocínio e resolução de problemas
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):
  1. ......................................................................................................................... 8 pontos

       Versão 1 – (a) (4); (b) (2); (c) (3)

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Exploração de apresentações eletrónicas, de vídeos e de imagens ilustrativos do processo de síntese proteica, para identificação das principais etapas do processo e das moléculas envolvidas. Procurar diversificar os suportes, de modo a permitir a sua interpretação por todos os alunos.

Realização de atividades teórico-práticas para consolidação dos conhecimentos.

Por exemplo, reconstituir a sequência de acontecimentos que conduz à síntese de uma molécula proteica, partindo de um fragmento de DNA específico.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.