Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Crescimento, renovação e diferenciação celular

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:
ciclo celular, mitose, microscopia
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

GRUPO II

 

Um grupo de alunos realizou uma experiência com o objetivo de observar ao microscópio ótico células de cebola em divisão celular. Foi utilizado o protocolo seguinte:

  • Colocar uma cebola no topo de um copo, com a parte inferior do bolbo em contacto com a água, e aguardar 4 a 5 dias pelo crescimento de algumas raízes.
  • Extrair uma porção apical com cerca de 4 mm de comprimento de uma das raízes recém-formadas.
  • Colocar o ápice radicular sobre uma lâmina de vidro, cobrindo-o de seguida com uma gota de uma solução corante (orceína acética).
  • Cobrir os fragmentos com uma lamela e comprimir lentamente, evitando o movimento lateral da lamela.
  • Remover o excesso de corante com papel de filtro.
  • Observar a preparação ao microscópio ótico com uma ampliação total de 400x.

 A Figura 3 é uma microfotografia onde se podem observar células em diferentes etapas do ciclo celular.

 Ordene as etapas identificadas pelas letras de A a E, de acordo com o momento em que ocorrem num ciclo celular, começando pela interfase.

        Escreva, na folha de respostas, a sequência de letras.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:
Protocolo experimental, descrito no texto de suporte e figura
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – compreensão do conhecimento; aplicar conceitos a contextos simples; identificar relações de causa/efeito; organizar e interpretar dados

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
57%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Ordenar imagens de diferentes fases da mitose, de acordo com o momento em que ocorrem num ciclo celular.

Aprendizagens Essenciais:

  • Explicar o ciclo celular e a sequência de acontecimentos que caracterizam mitose e citocinese em células animais e vegetais e interpretar gráficos da variação do teor de ADN durante o ciclo celular.
  • Realizar procedimentos laboratoriais para observar imagens de mitose em tecidos vegetais.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Saber científico, técnico e tecnológico
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

1. ............................................................................................................................. 8 pontos

      Versão 1 – A, D, E, C, B

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Apresentação de vídeos, de diapositivos e/ou exploração de figuras em suporte de papel (por exemplo, do manual) onde se observem células em etapas sucessivas do ciclo celular e onde se identifiquem o principais acontecimentos que caracterizam cada uma dessas etapas.

Realização de trabalho laboratorial, no âmbito da microscopia, que preveja o seguimento de um protocolo, o manuseio do microscópio ótico e a observação de células animais e vegetais.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.