Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Geografia
 
Domínio/Tema:

Analisar questões geograficamente relevantes do espaço português

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Geografia A (719) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

zona industrial e logística; terminal XXI; plataformas logísticas; infraestruturas portuárias; atividades portuárias; porto de Sines; área de influência

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Fotografias e Mapa
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – relacionar conceitos, fenómenos
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
32,5%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar afirmações verdadeiras, com base na interpretação dos documentos fotográficos e cartográficos sobre o porto de Sines.

 

Aprendizagens Essenciais: Relacionar a organização espacial das principais redes de transporte com a distribuição da população e do tecido empresarial.

Relação das AE com o PA: Linguagens e textos (A); Saber cientifico, técnico e tecnológico (I).

Implica que os alunos sejam capazes de:

- mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados;

- localizar, no espaço e no tempo, lugares, fenómenos geográficos (físicos e humanos) e processos que intervêm na sua configuração, em diferentes escalas, usando corretamente o vocabulário geográfico.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- conceber situações onde determinado conhecimento possa ser aplicado, nomeadamente através da exploração do conhecimento do território local;

- analisar textos, suportes gráficos e cartográficos (analógicos e/ou digitais) com diferentes perspetivas de um mesmo problema, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;

- mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.