Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550)  – 1.ª Fase de 2018
Palavras-chave:
leitura; ideias implícitas; cadeias de referência; coesão e coerência
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Part B – Leitura

Item 8.

8.1 Read the following paragraph. Three sentences have been removed from it.

From the sentences 1) to 5), choose the one which fits each gap a) to c). Two of the sentences do not apply.

Write only the letters and the numbers.

 

My Eco Diver programme was a memorable experience. _____a)_____ My objectives during this volunteer programme were to learn and contribute to coral conservation work and to get better at scuba diving. _____b)_____ I really had a wonderful time and learnt so much about coral reefs and tropical fish. _____c)_____ It was absolutely incredible and a really rewarding experience which gave me a fresh perspective on life.

 

1) That’s exactly what I accomplished during this amazing holiday.

2) What’s more, I gained confidence and made lots of good friends.

3) Maybe this was because it was my first volunteer job abroad in coral conservation.

4) There you can visit various dive sites, each with its own unique qualities.

5) However, I was also worried about what I could find in the reef.

  

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento
Tipo de suportes:
Parágrafo com espaços em branco e 5 frases
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – interpretar; inferir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
33,3%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item

 Analisar um parágrafo, demonstrando competência no domínio de mecanismos de coerência e coesão textual ao completá-lo corretamente com três de cinco frases dadas.

 

Aprendizagens Essenciais

Área temática/situacional — O Mundo à Nossa Volta

Competência Comunicativa – Compreensão escrita:

—"Ler, compreender e identificar diversos tipos de texto;

—"descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto (…);

—"interpretar informação explícita e implícita (…), pontos de vista e intenções do(a) autor(a).”

 

PASEO

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão na modalidade escrita (…).”

 

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)” 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: a) – 3); b) – 1); c) – 2).

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A identificação de cadeias de referência e de elementos discursivos são aspetos essenciais da competência pragmática.

Exemplo de sequência de atividade

Para desenvolver a capacidade de reconhecer mecanismos de referência e/ou elementos discursivos, propõem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Sugestão 1

Esta sugestão pressupõe a utilização de um parágrafo subordinado a uma área temática/situacional, onde existem espaços em branco, correspondentes a frases previamente retiradas.

Passo 1

Para cada espaço em branco, são dadas duas frases como hipóteses para completamento – uma correta e uma incorreta. Os alunos, em par ou grupo, terão de selecionar a frase correta, com base nos conectores/cadeias de referência e/ou sinónimos utilizados.

Passo 2

Cada par/grupo deve fornecer para cada uma das opções fundamentação para a escolha certo/errado. Devem expor as relações de sentido que estabeleceram e que determinam a seleção de uma opção em detrimento da outra.

 

Sugestão 2

Esta sugestão também pressupõe a utilização de um parágrafo subordinado a uma área temática/ situacional, onde estão sublinhadas palavras/expressões repetidas.

Passo1

Os alunos substituirão essas palavras/expressões por cadeias de referência e/ou sinónimos adequados.

Passo 2

Em grupo turma, os alunos fundamentam as opções feitas.

 

Sugestão 3

Esta sugestão pressupõe a utilização de um parágrafo semelhante ao do item do Exame Nacional.

Passo 1

Individualmente, os alunos leem o parágrafo, sem tentar completar os espaços, para compreenderem a mensagem/ideias principal/principais.

Passo 2

Em pares ou grupos, os alunos leem novamente o parágrafo e assinalam formas linguísticas, nomeadamente, conectores, pronomes e/ou determinantes.

Passo 3

Em seguida, os pares/grupos procuram completar cada espaço do parágrafo com as cinco frases dadas, analisando possíveis relações entre o que sublinharam no parágrafo e a informação/formas linguísticas de cada uma das frases, de forma a verificar a sua viabilidade/inviabilidade.

Passo 4

Cada par/grupo deve fornecer para cada uma das opções fundamentação para a escolha certo/errado. Devem expor as relações de sentido que estabeleceram e que determinam a seleção de uma opção em detrimento das restantes.

Passo 5

Os alunos leem o parágrafo completo para verificarem a unidade semântica e a organização sintática. 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.