Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
Cadeias de referência; processos referenciais
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Part B – Leitura e Uso da Língua

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (Inferior) – compreender
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
35,2%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Compreender mecanismos de coesão

 

Aprendizagens Essenciais:

Competência comunicativa – Compreensão escrita

— “Ler, compreender e identificar diversos tipos de discurso”;

— “descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto”

— “(…) interpretar (...) informação explícita (...) em diversos tipos de texto”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às Línguas (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades escrita (…)”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: (a)-(5); (b)-(3); (c)-(2) ..............................................................................................................8 pontos

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A identificação e a compreensão de processos referenciais e cadeias de referência são essenciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.

 

Exemplo de sequência de atividade

 A fim de apoiar o desenvolvimento de competências que permitam a identificação de pistas para o estabelecimento de coesão textual, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Passo 1

O professor fornece um conjunto de frases em que podem ser estabelecidas cadeias de referência para várias expressões nominais, como no exemplo abaixo. Os alunos têm de utilizar pronomes a fim de substituir a expressão nominal repetida. Em grupo-turma discutem-se as várias possibilidades de substituição. Neste contexto, o professor incide sobre aspetos gramaticais que podem ajudar os alunos a estabelecer a/a(s) ligação/ligações referencial/referenciais.

Por exemplo:

Frase:

“There are many environmental problems we need to deal with. Solving environmental problems is the responsibility of governments and citizens.”

Passo 2

O professor fornece frases com expressões nominais e cadeias de referência, como no exemplo abaixo e solicita aos alunos a identificação das expressões nominais possíveis com ligação referencial ao pronome em questão. De seguida, os alunos têm de optar pela expressão correta em contexto, identificando as pistas linguísticas que sustentam a decisão.

Por exemplo:

Frase:

“There are many ideas and actions that governments and people can come up with. Both need to be addressed with an open mind.”

Perguntas possíveis

Does “Both” replace “many ideas and actions” or “governments and people”?

Which clues helped you reach this conclusion?

Passo 3

Os alunos releem o excerto seguinte do texto da prova:

“On sunny days I pulled weeds, while on rainy days I vaccinated chickens; both were challenges I’ll never forget. I still have scars from all the chickens that scratched me. Those poor egg producers on the farm lived in dimly lit buildings, which were so long that it was difficult to see the end of the row through the dark and the haze of the chicken feathers that floated up in the air. I must say that both these things made it difficult to endure the never-ending rows. We worked in pairs, under the supervision of two older managers, both trying to finish as quickly as possible.”

Seguindo as sugestões do passo 2, os alunos resolvem o item B. 4.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.